Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10724
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vasconcelosoliveirasilvajunior.pdf309.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sala de informática como espaço de aprendizado: uso das TIC na disciplina de biologia
Autor(es): Silva Júnior, Vasconcelos Oliveira
Primeiro Orientador: Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos
Co-orientador: Vasconcelos, Marcelo
Resumo: A inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas é uma realidade que faz parte do cenário educativo. E neste plano de aula, as TIC serão utilizadas como ferramentas pedagógicas que irão nortear o professor de Biologia, para tentar agregar e melhorar o ensino-aprendizado. As escolas já estão se informatizando, cabe aos professores a capacitação para conseguir aplicar essas tecnologias para que os alunos tenham acesso e saibam utilizá-las. Assim, os recursos utilizados serão as tecnologias existentes na escola, como: projetores, televisores e computadores do laboratório de informática. O professor irá preparar três etapas essenciais: criação de e-mails com os alunos; envio do material para os alunos, prazo para a leitura, discussão, mesa redonda e, por último, a avaliação. Este plano será realizado com duas turmas, do turno matutino, do 2.º ano do Ensino Médio, em uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. A metodologia para a realização do trabalho foi baseada na “sala de aula invertida”. O objetivo deste plano de aula é analisar a importância do uso dos computadores no aprendizado do ensino de Biologia, utilizando aplicativos e vídeos para trabalhar a autonomia dos alunos. A avaliação consistirá em comparar o desenvolvimento dos alunos entre o 1.º e 2.º bimestre. Espera-se alcançar um percentual significativo no melhoramento do ensino-aprendizado e, com isso, uma diminuição da evasão escolar. Para tanto, precisamos nos perguntar, como fizeram os estudiosos Thierry Karsenti, Stéphane Villeneuve e Carole Raby (2008): Os professores estão capacitados para integrar as TIC no contexto escolar?.
Abstract: -
Palavras-chave: TIC
Biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10724
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons