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dc.contributor.advisor1Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5648329922280680pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vasconcelos, Marcelo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSilva Júnior, Vasconcelos Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:18:03Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-04T20:18:03Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10724-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas é uma realidade que faz parte do cenário educativo. E neste plano de aula, as TIC serão utilizadas como ferramentas pedagógicas que irão nortear o professor de Biologia, para tentar agregar e melhorar o ensino-aprendizado. As escolas já estão se informatizando, cabe aos professores a capacitação para conseguir aplicar essas tecnologias para que os alunos tenham acesso e saibam utilizá-las. Assim, os recursos utilizados serão as tecnologias existentes na escola, como: projetores, televisores e computadores do laboratório de informática. O professor irá preparar três etapas essenciais: criação de e-mails com os alunos; envio do material para os alunos, prazo para a leitura, discussão, mesa redonda e, por último, a avaliação. Este plano será realizado com duas turmas, do turno matutino, do 2.º ano do Ensino Médio, em uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. A metodologia para a realização do trabalho foi baseada na “sala de aula invertida”. O objetivo deste plano de aula é analisar a importância do uso dos computadores no aprendizado do ensino de Biologia, utilizando aplicativos e vídeos para trabalhar a autonomia dos alunos. A avaliação consistirá em comparar o desenvolvimento dos alunos entre o 1.º e 2.º bimestre. Espera-se alcançar um percentual significativo no melhoramento do ensino-aprendizado e, com isso, uma diminuição da evasão escolar. Para tanto, precisamos nos perguntar, como fizeram os estudiosos Thierry Karsenti, Stéphane Villeneuve e Carole Raby (2008): Os professores estão capacitados para integrar as TIC no contexto escolar?.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSala de informática como espaço de aprendizado: uso das TIC na disciplina de biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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