https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10721
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tatianadasilvanevesalmeida.pdf | 133.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | TIC uma realidade a ser considerada: smartphone como recurso tecnológico para aprendizagem na disciplina língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Almeida, Tatiana da Silva Neves |
Orientador: | Silva, Daniel Eveling da |
Co-orientador: | Pereira, Álvaro Dyogo |
Resumo: | É notável que as tecnologias estejam em toda parte influenciando de forma intrínseca no cotidiano da sociedade que nem há como mensurar. Toda via o respectivo trabalho destina-se em apresentar uma proposta de plano de aula para os anos finais do ensino fundamental. Será exposto no mesmo o uso do smartphone como recurso tecnológico e didático pedagógico para o ensino na disciplina de Língua Portuguesa, com o intuito de o recurso auxiliar a desenvolver o hábito da leitura, aprimorar a escrita ortográfica, a interpretação e o amadurecer do senso critico ao discernir a diferença entre informação e conhecimento agregando o uso da ferramenta as metodologias utilizadas para tornar a aprendizagem mais prazerosa, dinâmica, colaborativa e significativa para os alunos. Ao utilizar o smartphone, uma ferramenta que grande parte dos adolescentes já possui um conhecimento prévio, como por exemplo, Facebook, whatsapp e blogs. Utilizaremos outros aplicativos de jogos como “palavras cruzadas, soletrando, dicionário e “O jogando gramática””, acrescentando aos mesmas novas funcionalidades, desmistificando sua utilização apenas para atividades de lazer. O plano de aula teve como embasamento bibliográfico alguns artigos que trataram a respeito da implementação das novas tecnologias na sala de aula, entre eles: “Navegar é Preciso: As TICs e o Ensino da Língua Portuguesa” de autoria de Débora Araújo Leal e Tereza Cristina Bastos Silva Lima (2015); “A Educação que Desejamos: Utopia ou Realidade” de Igor Leandro Alves de Carvalho e Tânia Regina Souza Rocha; e “Uso De Smartphones Na Prática Pedagógica De Alunos Dos Anos Finais Do Ensino Fundamental Na Disciplina De Língua Portuguesa No Município De Santa Maria” de Maira Knackfuss e Mary Lúcia Pedroso Konrath. A partir desses autores o plano estabelecido busca trabalhar e estruturar práticas docentes nas quais os procedimentos de aproximação com procedimentos de letramento sejam motivados pelas mobilizações propostas pelas TIC e em alinhamento com a leitura do referencial bibliográfico |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Tecnologia Língua portuguesa Smatphone |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10721 |
Fecha de publicación : | 27-abr-2019 |
Aparece en las colecciones: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons