Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10721
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tatianadasilvanevesalmeida.pdf133.39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : TIC uma realidade a ser considerada: smartphone como recurso tecnológico para aprendizagem na disciplina língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(es): Almeida, Tatiana da Silva Neves
Orientador: Silva, Daniel Eveling da
Co-orientador: Pereira, Álvaro Dyogo
Resumo: É notável que as tecnologias estejam em toda parte influenciando de forma intrínseca no cotidiano da sociedade que nem há como mensurar. Toda via o respectivo trabalho destina-se em apresentar uma proposta de plano de aula para os anos finais do ensino fundamental. Será exposto no mesmo o uso do smartphone como recurso tecnológico e didático pedagógico para o ensino na disciplina de Língua Portuguesa, com o intuito de o recurso auxiliar a desenvolver o hábito da leitura, aprimorar a escrita ortográfica, a interpretação e o amadurecer do senso critico ao discernir a diferença entre informação e conhecimento agregando o uso da ferramenta as metodologias utilizadas para tornar a aprendizagem mais prazerosa, dinâmica, colaborativa e significativa para os alunos. Ao utilizar o smartphone, uma ferramenta que grande parte dos adolescentes já possui um conhecimento prévio, como por exemplo, Facebook, whatsapp e blogs. Utilizaremos outros aplicativos de jogos como “palavras cruzadas, soletrando, dicionário e “O jogando gramática””, acrescentando aos mesmas novas funcionalidades, desmistificando sua utilização apenas para atividades de lazer. O plano de aula teve como embasamento bibliográfico alguns artigos que trataram a respeito da implementação das novas tecnologias na sala de aula, entre eles: “Navegar é Preciso: As TICs e o Ensino da Língua Portuguesa” de autoria de Débora Araújo Leal e Tereza Cristina Bastos Silva Lima (2015); “A Educação que Desejamos: Utopia ou Realidade” de Igor Leandro Alves de Carvalho e Tânia Regina Souza Rocha; e “Uso De Smartphones Na Prática Pedagógica De Alunos Dos Anos Finais Do Ensino Fundamental Na Disciplina De Língua Portuguesa No Município De Santa Maria” de Maira Knackfuss e Mary Lúcia Pedroso Konrath. A partir desses autores o plano estabelecido busca trabalhar e estruturar práticas docentes nas quais os procedimentos de aproximação com procedimentos de letramento sejam motivados pelas mobilizações propostas pelas TIC e em alinhamento com a leitura do referencial bibliográfico
Resumen : -
Palabras clave : Tecnologia
Língua portuguesa
Smatphone
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10721
Fecha de publicación : 27-abr-2019
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons