Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10721
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tatianadasilvanevesalmeida.pdf133.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Daniel Eveling da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8344784D6pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Álvaro Dyogo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAlmeida, Tatiana da Silva Neves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:16:12Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-04T20:16:12Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10721-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoÉ notável que as tecnologias estejam em toda parte influenciando de forma intrínseca no cotidiano da sociedade que nem há como mensurar. Toda via o respectivo trabalho destina-se em apresentar uma proposta de plano de aula para os anos finais do ensino fundamental. Será exposto no mesmo o uso do smartphone como recurso tecnológico e didático pedagógico para o ensino na disciplina de Língua Portuguesa, com o intuito de o recurso auxiliar a desenvolver o hábito da leitura, aprimorar a escrita ortográfica, a interpretação e o amadurecer do senso critico ao discernir a diferença entre informação e conhecimento agregando o uso da ferramenta as metodologias utilizadas para tornar a aprendizagem mais prazerosa, dinâmica, colaborativa e significativa para os alunos. Ao utilizar o smartphone, uma ferramenta que grande parte dos adolescentes já possui um conhecimento prévio, como por exemplo, Facebook, whatsapp e blogs. Utilizaremos outros aplicativos de jogos como “palavras cruzadas, soletrando, dicionário e “O jogando gramática””, acrescentando aos mesmas novas funcionalidades, desmistificando sua utilização apenas para atividades de lazer. O plano de aula teve como embasamento bibliográfico alguns artigos que trataram a respeito da implementação das novas tecnologias na sala de aula, entre eles: “Navegar é Preciso: As TICs e o Ensino da Língua Portuguesa” de autoria de Débora Araújo Leal e Tereza Cristina Bastos Silva Lima (2015); “A Educação que Desejamos: Utopia ou Realidade” de Igor Leandro Alves de Carvalho e Tânia Regina Souza Rocha; e “Uso De Smartphones Na Prática Pedagógica De Alunos Dos Anos Finais Do Ensino Fundamental Na Disciplina De Língua Portuguesa No Município De Santa Maria” de Maira Knackfuss e Mary Lúcia Pedroso Konrath. A partir desses autores o plano estabelecido busca trabalhar e estruturar práticas docentes nas quais os procedimentos de aproximação com procedimentos de letramento sejam motivados pelas mobilizações propostas pelas TIC e em alinhamento com a leitura do referencial bibliográficopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectSmatphonept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTIC uma realidade a ser considerada: smartphone como recurso tecnológico para aprendizagem na disciplina língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons