https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10721
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tatianadasilvanevesalmeida.pdf | 133.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Daniel Eveling da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8344784D6 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pereira, Álvaro Dyogo | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Tatiana da Silva Neves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T20:16:12Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T20:16:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10721 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | É notável que as tecnologias estejam em toda parte influenciando de forma intrínseca no cotidiano da sociedade que nem há como mensurar. Toda via o respectivo trabalho destina-se em apresentar uma proposta de plano de aula para os anos finais do ensino fundamental. Será exposto no mesmo o uso do smartphone como recurso tecnológico e didático pedagógico para o ensino na disciplina de Língua Portuguesa, com o intuito de o recurso auxiliar a desenvolver o hábito da leitura, aprimorar a escrita ortográfica, a interpretação e o amadurecer do senso critico ao discernir a diferença entre informação e conhecimento agregando o uso da ferramenta as metodologias utilizadas para tornar a aprendizagem mais prazerosa, dinâmica, colaborativa e significativa para os alunos. Ao utilizar o smartphone, uma ferramenta que grande parte dos adolescentes já possui um conhecimento prévio, como por exemplo, Facebook, whatsapp e blogs. Utilizaremos outros aplicativos de jogos como “palavras cruzadas, soletrando, dicionário e “O jogando gramática””, acrescentando aos mesmas novas funcionalidades, desmistificando sua utilização apenas para atividades de lazer. O plano de aula teve como embasamento bibliográfico alguns artigos que trataram a respeito da implementação das novas tecnologias na sala de aula, entre eles: “Navegar é Preciso: As TICs e o Ensino da Língua Portuguesa” de autoria de Débora Araújo Leal e Tereza Cristina Bastos Silva Lima (2015); “A Educação que Desejamos: Utopia ou Realidade” de Igor Leandro Alves de Carvalho e Tânia Regina Souza Rocha; e “Uso De Smartphones Na Prática Pedagógica De Alunos Dos Anos Finais Do Ensino Fundamental Na Disciplina De Língua Portuguesa No Município De Santa Maria” de Maira Knackfuss e Mary Lúcia Pedroso Konrath. A partir desses autores o plano estabelecido busca trabalhar e estruturar práticas docentes nas quais os procedimentos de aproximação com procedimentos de letramento sejam motivados pelas mobilizações propostas pelas TIC e em alinhamento com a leitura do referencial bibliográfico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Smatphone | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | TIC uma realidade a ser considerada: smartphone como recurso tecnológico para aprendizagem na disciplina língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License