Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10720
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
talitasilvadejorgealmeida.pdf99.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A leitura de contos e produção de texto colaborativo para o desenvolvimento de habilidades do ensino básico
Autor(es): Almeida, Talita Silva de Jorge
Primeiro Orientador: Silva, Daniel Eveling da
Membro da banca: Pereira, Álvaro Dyogo
Resumo: O presente trabalho objetiva propor um plano de aula para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção escrita. Para isso, propomos a utilização de ferramentas como o Google Mail e o Google Drive para as séries finais do Ensino Médio (3º ano). Pretende-se neste plano de aula abordar aspectos referentes ao gênero conto, por meio de uma metodologia que utiliza uma TIC (tecnologia da informação e comunicação) que pode contribuir para um melhor desempenho dos alunos com a leitura e escrita frente às práticas sociais. Este trabalho será pautado em uma pesquisa bibliográfica de modo a atingir os objetivos propostos. A ideia para este plano de aula partiu da necessidade de inovar com aulas mais interativas e comunicativas, diferentes das práticas tradicionais que ainda persistem em nossas escolas e que desmotivam a aprendizagem do aluno. O uso da tecnologia no mundo digital em que vivemos pode ser uma alternativa para esse impasse nas práticas educacionais. O plano parte de considerações sobre o gênero conto, em seguida disponibiliza aos alunos a leitura compartilhada em sala de aula do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe, segue para o entendimento do texto de modo ativo em sala de aula. Num segundo momento, os alunos são orientados para criação de contos no Google para o prosseguimento do trabalho de forma autônoma e interativa. Depois, parte para a criação do texto de forma colaborativa e a orientação do professor. E por fim, a apresentação dos textos prontos para a turma.
Abstract: -
Palavras-chave: Desenvolvimento de habilidades
Leitura e escrita
Metodologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10720
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons