Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10720
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
talitasilvadejorgealmeida.pdf99.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Daniel Eveling da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231782U4pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Álvaro Dyogo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAlmeida, Talita Silva de Jorge-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:15:36Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-04T20:15:36Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10720-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva propor um plano de aula para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção escrita. Para isso, propomos a utilização de ferramentas como o Google Mail e o Google Drive para as séries finais do Ensino Médio (3º ano). Pretende-se neste plano de aula abordar aspectos referentes ao gênero conto, por meio de uma metodologia que utiliza uma TIC (tecnologia da informação e comunicação) que pode contribuir para um melhor desempenho dos alunos com a leitura e escrita frente às práticas sociais. Este trabalho será pautado em uma pesquisa bibliográfica de modo a atingir os objetivos propostos. A ideia para este plano de aula partiu da necessidade de inovar com aulas mais interativas e comunicativas, diferentes das práticas tradicionais que ainda persistem em nossas escolas e que desmotivam a aprendizagem do aluno. O uso da tecnologia no mundo digital em que vivemos pode ser uma alternativa para esse impasse nas práticas educacionais. O plano parte de considerações sobre o gênero conto, em seguida disponibiliza aos alunos a leitura compartilhada em sala de aula do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe, segue para o entendimento do texto de modo ativo em sala de aula. Num segundo momento, os alunos são orientados para criação de contos no Google para o prosseguimento do trabalho de forma autônoma e interativa. Depois, parte para a criação do texto de forma colaborativa e a orientação do professor. E por fim, a apresentação dos textos prontos para a turma.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento de habilidadespt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA leitura de contos e produção de texto colaborativo para o desenvolvimento de habilidades do ensino básicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons