Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10713
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rairyeliezerdejesus.pdf303.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise das TIC no ensino de geografia: o uso de aplicativos no processo educativo
Autor(es): Jesus, Rairy Eliezer de
Primeiro Orientador: Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos
Membro da banca: Romero, Sheila Rigante
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um plano de aula desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Tal plano busca inserir no planejamento pedagógico da disciplina de Geografia, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para analisar a percepção visual dos conceitos teórico-metodológicos que nortearam esta pesquisa e que dizem respeito à Geografia Tecnológica. Para as atividades propostas, foram utilizadas as ferramentas tecnológicas: smartphone. Com uma conversa/debate inicial, pode-se identificar e analisar as opiniões dos alunos acerca do uso didático das tecnologias, especificamente os celulares e smartphones, por meio de aplicativos geográficos. A partir daí, foi possível determinar o nível de interesse dos alunos sobre as aulas de Geografia, além dos conhecimentos que eles possuem acerca dos aplicativos geográficos. Trata-se de uma abordagem que pode ser facilmente implementada em sala de aula e que poderia ser mais explorada pelos professores, a fim de estimular o interesse e a participação dos alunos nas aulas. Conforme visto na revisão bibliográfica, as TIC devem ser uma tendência e uma decisão nas práticas de ensino. O objetivo deste projeto consiste em estudar as transformações ocasionadas pela aplicação de novas tecnologias, mais especificamente no ensino de Geografia. O método utilizado foi o uso de smartphones com aplicativos “Google Maps e Google Earth”. O que se pode perceber, é que atividades como essas, do plano de aula, tornam-se essenciais para a formação e a educação dos alunos em um mundo cada vez mais repleto de possibilidades, informações e inovações tecnológicas, pois são essas inovações que facilitam e potencializam o processo educativo.
Abstract: -
Palavras-chave: TIC
Smartphone
Google Earth
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10713
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons