Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10713
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rairyeliezerdejesus.pdf303.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5648329922280680pt_BR
dc.contributor.referee1Romero, Sheila Rigante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9087794489515439pt_BR
dc.creatorJesus, Rairy Eliezer de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:11:10Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-04T20:11:10Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10713-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar um plano de aula desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Tal plano busca inserir no planejamento pedagógico da disciplina de Geografia, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para analisar a percepção visual dos conceitos teórico-metodológicos que nortearam esta pesquisa e que dizem respeito à Geografia Tecnológica. Para as atividades propostas, foram utilizadas as ferramentas tecnológicas: smartphone. Com uma conversa/debate inicial, pode-se identificar e analisar as opiniões dos alunos acerca do uso didático das tecnologias, especificamente os celulares e smartphones, por meio de aplicativos geográficos. A partir daí, foi possível determinar o nível de interesse dos alunos sobre as aulas de Geografia, além dos conhecimentos que eles possuem acerca dos aplicativos geográficos. Trata-se de uma abordagem que pode ser facilmente implementada em sala de aula e que poderia ser mais explorada pelos professores, a fim de estimular o interesse e a participação dos alunos nas aulas. Conforme visto na revisão bibliográfica, as TIC devem ser uma tendência e uma decisão nas práticas de ensino. O objetivo deste projeto consiste em estudar as transformações ocasionadas pela aplicação de novas tecnologias, mais especificamente no ensino de Geografia. O método utilizado foi o uso de smartphones com aplicativos “Google Maps e Google Earth”. O que se pode perceber, é que atividades como essas, do plano de aula, tornam-se essenciais para a formação e a educação dos alunos em um mundo cada vez mais repleto de possibilidades, informações e inovações tecnológicas, pois são essas inovações que facilitam e potencializam o processo educativo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectGoogle Earthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnálise das TIC no ensino de geografia: o uso de aplicativos no processo educativopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons