Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10704
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcosgeraldolarcherdesousa.pdf376.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As tecnologias da informação e comunicação no ensino básico: uma proposta pedagógica de uso da gamificação
Author: Sousa, Marcos Geraldo Larcher de
First Advisor: Souza, Andréa Silveira de
Co-Advisor: Fontes, Roseli Detoni
Referee Member: Albuquerque, Henrique de Paiva
Resumo: O ponto de partida desse trabalho foi buscar novas formas de atrair o interesse dos alunos do ensino fundamental II para o aprendizado de língua inglesa. Dessa maneira, optou-se pelo uso de “gamificação” como recurso pedagógico para atingir esse objetivo. Assim, esse trabalho consiste na apresentação de um plano de aula fundamentado acerca do componente curricular de Língua Inglesa para alunos do segundo ciclo do ensino fundamental, alunos estes não repetentes, mas com histórico de aprendizagem marcado pela rejeição ao aprendizado de novos idiomas. Os conteúdos trabalhados foram a utilização do modo imperativo para a construção de mensagens em inglês e o estudo e emprego dos verbos preposicionados (phrasal verbs). A opção por esses conteúdos e pela abordagem pedagógica proposta neste trabalho respalda-se em revisão de literatura e na minha experiência enquanto profissional docente da área de línguas estrangeiras na educação básica. É por observar cotidianamente essa realidade que optei por apresentar um plano que tenha como eixo orientador uma abordagem pedagógica lúdica e dinâmica, voltada para os processos de interação dos alunos entre si, com o professor, com os conteúdos pedagógicos e com as atividades propostas. Também é importante salientar que uma das metas desenvolvidas foi a autonomia comunicativa dos estudantes, permitindo que eles construam o próprio processo de aprendizado com criatividade e diversão. Todo esse esforço conduziu à conclusão de que a experiência foi adequada e interessante, o que abre novas possibilidades de desdobramento das atividades e da proposta de intervenção pedagógica aqui discutidas.
Abstract: -
Keywords: Língua inglesa
Gamificação
Comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10704
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons