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dc.contributor.advisor1Souza, Andréa Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742948T8pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fontes, Roseli Detoni-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4304726Z4pt_BR
dc.contributor.referee1Albuquerque, Henrique de Paiva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSousa, Marcos Geraldo Larcher de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T19:51:55Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-04T19:51:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10704-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO ponto de partida desse trabalho foi buscar novas formas de atrair o interesse dos alunos do ensino fundamental II para o aprendizado de língua inglesa. Dessa maneira, optou-se pelo uso de “gamificação” como recurso pedagógico para atingir esse objetivo. Assim, esse trabalho consiste na apresentação de um plano de aula fundamentado acerca do componente curricular de Língua Inglesa para alunos do segundo ciclo do ensino fundamental, alunos estes não repetentes, mas com histórico de aprendizagem marcado pela rejeição ao aprendizado de novos idiomas. Os conteúdos trabalhados foram a utilização do modo imperativo para a construção de mensagens em inglês e o estudo e emprego dos verbos preposicionados (phrasal verbs). A opção por esses conteúdos e pela abordagem pedagógica proposta neste trabalho respalda-se em revisão de literatura e na minha experiência enquanto profissional docente da área de línguas estrangeiras na educação básica. É por observar cotidianamente essa realidade que optei por apresentar um plano que tenha como eixo orientador uma abordagem pedagógica lúdica e dinâmica, voltada para os processos de interação dos alunos entre si, com o professor, com os conteúdos pedagógicos e com as atividades propostas. Também é importante salientar que uma das metas desenvolvidas foi a autonomia comunicativa dos estudantes, permitindo que eles construam o próprio processo de aprendizado com criatividade e diversão. Todo esse esforço conduziu à conclusão de que a experiência foi adequada e interessante, o que abre novas possibilidades de desdobramento das atividades e da proposta de intervenção pedagógica aqui discutidas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs tecnologias da informação e comunicação no ensino básico: uma proposta pedagógica de uso da gamificaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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