Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10703
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marconescarvalhodeoliveira.pdf349.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Smartphone: uma ferramenta para dinamizar o aprendizado de química orgânica no Ensino Médio
Autor(es): Oliveira, Marcones Carvalho de
Primeiro Orientador: Souza, Andréa Silveira de
Co-orientador: Fontes, Roseli Detoni
Resumo: Este trabalho visa propor uma aula adaptada aos recursos tecnológicos inovadores (DEMO, 2009, p.6) a alunos do terceiro ano de ensino médio para o tema Funções Orgânicas usando o aplicativo Funções Orgânicas em Química Orgânica – O teste, o qual deverá ser baixado nos aparelhos Smartphones dos alunos sob a orientação do professor. O aplicativo promove um estímulo ao estudo da Química através de um jogo de perguntas e respostas cujo foco é a estrutura química e a identificação de funções em níveis fácil, médio e difícil. A equipe vencedora será a que obtiver mais respostas certas em menos tempo. É necessário que a escola seja um ambiente preparador para o desenvolvimento social das pessoas. Sendo assim, além de aproximar o conhecimento científico da realidade tecnológica através de um software específico para a aula de Química, o cooperativismo será trabalhado nessa aula onde os estudantes serão separados em equipes e terão de responder às perguntas solicitadas. Ferramentas como WhatsApp e Facebook serão utilizadas para orientar os alunos e promover comentário sobre o jogo e o modelo de aula. Entretanto, não será necessário que todos tenham um Smartphone, dada à heterogeneidade econômica de uma sala de aula, motivo pelo qual esta será dividida em grupo e um dos integrantes poderá responsabilizar-se pelos comentários. Vale também salientar que o jogo é aberto e gratuito o que permite o acesso a qualquer pessoa. Sendo assim, o estudante pode jogar quantas vezes quiser desafiando a si próprio, adquirindo e praticando os conhecimentos de Química Orgânica.
Abstract: -
Palavras-chave: Tecnologia
Química orgânica
Ensino médio
Smartphone
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10703
Data do documento: 18-Mai-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons