Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10703
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marconescarvalhodeoliveira.pdf349.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Souza, Andréa Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742948T8pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fontes, Roseli Detoni-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4304726Z4pt_BR
dc.creatorOliveira, Marcones Carvalho de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4336010J0pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T19:49:07Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-04T19:49:07Z-
dc.date.issued2019-05-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10703-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa propor uma aula adaptada aos recursos tecnológicos inovadores (DEMO, 2009, p.6) a alunos do terceiro ano de ensino médio para o tema Funções Orgânicas usando o aplicativo Funções Orgânicas em Química Orgânica – O teste, o qual deverá ser baixado nos aparelhos Smartphones dos alunos sob a orientação do professor. O aplicativo promove um estímulo ao estudo da Química através de um jogo de perguntas e respostas cujo foco é a estrutura química e a identificação de funções em níveis fácil, médio e difícil. A equipe vencedora será a que obtiver mais respostas certas em menos tempo. É necessário que a escola seja um ambiente preparador para o desenvolvimento social das pessoas. Sendo assim, além de aproximar o conhecimento científico da realidade tecnológica através de um software específico para a aula de Química, o cooperativismo será trabalhado nessa aula onde os estudantes serão separados em equipes e terão de responder às perguntas solicitadas. Ferramentas como WhatsApp e Facebook serão utilizadas para orientar os alunos e promover comentário sobre o jogo e o modelo de aula. Entretanto, não será necessário que todos tenham um Smartphone, dada à heterogeneidade econômica de uma sala de aula, motivo pelo qual esta será dividida em grupo e um dos integrantes poderá responsabilizar-se pelos comentários. Vale também salientar que o jogo é aberto e gratuito o que permite o acesso a qualquer pessoa. Sendo assim, o estudante pode jogar quantas vezes quiser desafiando a si próprio, adquirindo e praticando os conhecimentos de Química Orgânica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSmartphone: uma ferramenta para dinamizar o aprendizado de química orgânica no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons