https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10703
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marconescarvalhodeoliveira.pdf | 349.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Andréa Silveira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742948T8 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Fontes, Roseli Detoni | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4304726Z4 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Marcones Carvalho de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4336010J0 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T19:49:07Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T19:49:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10703 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa propor uma aula adaptada aos recursos tecnológicos inovadores (DEMO, 2009, p.6) a alunos do terceiro ano de ensino médio para o tema Funções Orgânicas usando o aplicativo Funções Orgânicas em Química Orgânica – O teste, o qual deverá ser baixado nos aparelhos Smartphones dos alunos sob a orientação do professor. O aplicativo promove um estímulo ao estudo da Química através de um jogo de perguntas e respostas cujo foco é a estrutura química e a identificação de funções em níveis fácil, médio e difícil. A equipe vencedora será a que obtiver mais respostas certas em menos tempo. É necessário que a escola seja um ambiente preparador para o desenvolvimento social das pessoas. Sendo assim, além de aproximar o conhecimento científico da realidade tecnológica através de um software específico para a aula de Química, o cooperativismo será trabalhado nessa aula onde os estudantes serão separados em equipes e terão de responder às perguntas solicitadas. Ferramentas como WhatsApp e Facebook serão utilizadas para orientar os alunos e promover comentário sobre o jogo e o modelo de aula. Entretanto, não será necessário que todos tenham um Smartphone, dada à heterogeneidade econômica de uma sala de aula, motivo pelo qual esta será dividida em grupo e um dos integrantes poderá responsabilizar-se pelos comentários. Vale também salientar que o jogo é aberto e gratuito o que permite o acesso a qualquer pessoa. Sendo assim, o estudante pode jogar quantas vezes quiser desafiando a si próprio, adquirindo e praticando os conhecimentos de Química Orgânica. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Smartphone | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Smartphone: uma ferramenta para dinamizar o aprendizado de química orgânica no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License