Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10702
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marcionemarciadossantosalvesmaria.pdf310.74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Smartphones em sala de aula: uma estratégia para a abordagem de matemática no ensino básico
Autor(es): Maria, Marcione Márcia dos Santos Alves
Orientador: Souza, Andréa Silveira de
Co-orientador: Fontes, Roseli Detoni
Resumo: As operações básicas da matemática constituem um dos conhecimentos fundamentais para a construção de raciocínios complexos. Segundo abordagens recentes, esse ensino encontra dificuldades na integração com as novas tecnologias, que já participam do cotidiano de grande parte dos brasileiros. Daí se infere a necessidade de metodologias contemporâneas que integrem a sala de aula a aparelhos comumente utilizados pelos estudantes. Para suprir essa demanda, este trabalho propõe o uso dos smartphones como ferramenta de ensino para o aprendizado das quatro operações basilares da matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão. Foi proposta a utilização do smartphone para realizar uma atividade no aplicativo Math x Math, com o objetivo de facilitar a compreensão das operações básicas da matemática, de forma lúdica. Essa abordagem intenciona oferecer uma base aritmética mais consistente e adequada aos alunos considerando as suas realidades. Apresentamos a metodologia para o uso do aplicativo e seus graus de dificuldade para a realização do jogo. Para quantificar o impacto da metodologia proposta em sala de aula, foi orientado ao professor que realizasse avaliações quantitativas de desempenho escolar. Antes da atividade, propõe-se desenvolver um exercício diagnóstico inicial, contendo 04 desafios matemáticos. Após a realização da avaliação, sugerimos a realização de outro teste com desafios semelhantes, comparando assim os resultados a fim de mensurar a evolução dos alunos após a realização da atividade proposta.
Resumen : -
Palabras clave : Smartphones
Jogos
Matemática
Math x Math
Operações básicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10702
Fecha de publicación : 27-abr-2019
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons