https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10702
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marcionemarciadossantosalvesmaria.pdf | 310.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Andréa Silveira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742948T8 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Fontes, Roseli Detoni | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4304726Z4 | pt_BR |
dc.creator | Maria, Marcione Márcia dos Santos Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T19:48:31Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T19:48:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10702 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | As operações básicas da matemática constituem um dos conhecimentos fundamentais para a construção de raciocínios complexos. Segundo abordagens recentes, esse ensino encontra dificuldades na integração com as novas tecnologias, que já participam do cotidiano de grande parte dos brasileiros. Daí se infere a necessidade de metodologias contemporâneas que integrem a sala de aula a aparelhos comumente utilizados pelos estudantes. Para suprir essa demanda, este trabalho propõe o uso dos smartphones como ferramenta de ensino para o aprendizado das quatro operações basilares da matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão. Foi proposta a utilização do smartphone para realizar uma atividade no aplicativo Math x Math, com o objetivo de facilitar a compreensão das operações básicas da matemática, de forma lúdica. Essa abordagem intenciona oferecer uma base aritmética mais consistente e adequada aos alunos considerando as suas realidades. Apresentamos a metodologia para o uso do aplicativo e seus graus de dificuldade para a realização do jogo. Para quantificar o impacto da metodologia proposta em sala de aula, foi orientado ao professor que realizasse avaliações quantitativas de desempenho escolar. Antes da atividade, propõe-se desenvolver um exercício diagnóstico inicial, contendo 04 desafios matemáticos. Após a realização da avaliação, sugerimos a realização de outro teste com desafios semelhantes, comparando assim os resultados a fim de mensurar a evolução dos alunos após a realização da atividade proposta. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Smartphones | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Math x Math | pt_BR |
dc.subject | Operações básicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Smartphones em sala de aula: uma estratégia para a abordagem de matemática no ensino básico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License