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dc.contributor.advisor1Souza, Andréa Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742948T8pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fontes, Roseli Detoni-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4304726Z4pt_BR
dc.creatorMaria, Marcione Márcia dos Santos Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T19:48:31Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-04T19:48:31Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10702-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoAs operações básicas da matemática constituem um dos conhecimentos fundamentais para a construção de raciocínios complexos. Segundo abordagens recentes, esse ensino encontra dificuldades na integração com as novas tecnologias, que já participam do cotidiano de grande parte dos brasileiros. Daí se infere a necessidade de metodologias contemporâneas que integrem a sala de aula a aparelhos comumente utilizados pelos estudantes. Para suprir essa demanda, este trabalho propõe o uso dos smartphones como ferramenta de ensino para o aprendizado das quatro operações basilares da matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão. Foi proposta a utilização do smartphone para realizar uma atividade no aplicativo Math x Math, com o objetivo de facilitar a compreensão das operações básicas da matemática, de forma lúdica. Essa abordagem intenciona oferecer uma base aritmética mais consistente e adequada aos alunos considerando as suas realidades. Apresentamos a metodologia para o uso do aplicativo e seus graus de dificuldade para a realização do jogo. Para quantificar o impacto da metodologia proposta em sala de aula, foi orientado ao professor que realizasse avaliações quantitativas de desempenho escolar. Antes da atividade, propõe-se desenvolver um exercício diagnóstico inicial, contendo 04 desafios matemáticos. Após a realização da avaliação, sugerimos a realização de outro teste com desafios semelhantes, comparando assim os resultados a fim de mensurar a evolução dos alunos após a realização da atividade proposta.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMath x Mathpt_BR
dc.subjectOperações básicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSmartphones em sala de aula: uma estratégia para a abordagem de matemática no ensino básicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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