Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10700
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucienemartinsdesouzabessa.pdf936.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sobre o uso e a conservação das águas no Ensino Fundamental: tecnologias como metodologia de ensino
Autor(es): Bessa, Luciene Martins de Souza
Primeiro Orientador: Oliveira, Rita de Cássia
Co-orientador: Romero, Sheila Rigante
Membro da banca: Fontes, Roseli Detoni
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar um plano de aula desenvolvido em 5 etapas que consiste em 5 aulas, sendo cada uma de 50 minutos, aplicado em turma do 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Belo Horizonte, sobre o uso consciente da água, a importância de cuidados e a preservação com o meio ambiente. Para abordar o assunto foram utilizados na escola recursos tecnológicos como Data Show e computador conectado a internet, sendo que em casa os alunos utilizaram recursos que possuem (tablet, smartphone, notebook e computador). O plano de aula foi desenvolvido a partir de estudos realizados durante o curso em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Básica oferecido pela UFJF e de pesquisas sobre o conteúdo tratado no trabalho. Assim, propõe-se por meio da utilização de recursos tecnológicos e didáticos desenvolver atividades, cujo objetivo concentra-se em despertar o interesse e a atenção dos discentes. Desse modo, se apropriaram do conteúdo e adotarem uma atitude racional sobre a utilização da água no consumo diário e a sensibilização quanto aos impactos e danos causados pelas ações humanas. As atividades propostas implicam em discussões relevantes ao assunto e questionamentos com a participação efetiva dos alunos e o uso das tecnologias disponíveis na escola. Conclui-se que a aplicação e o uso das tecnologias na escola, acompanhadas da mediação do professor contribuem para uma participação efetiva dos alunos e auxilia na apropriação do conhecimento e da aprendizagem sobre o tema abordado. As tecnologias apresentam um papel importante no processo de ensino sendo consideradas um recurso a mais e capaz de ampliar as possibilidades de aprendizagem aliadas a uma intervenção diferenciada e dinâmica.
Abstract: -
Palavras-chave: Uso e conservação da água
TIC's no ensino da preservação da água
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10700
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons