Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10700
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucienemartinsdesouzabessa.pdf936.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita de Cássia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Romero, Sheila Rigante-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4226888Y4pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes, Roseli Detoni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4304726Z4pt_BR
dc.creatorBessa, Luciene Martins de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T19:46:49Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-04T19:46:49Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10700-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar um plano de aula desenvolvido em 5 etapas que consiste em 5 aulas, sendo cada uma de 50 minutos, aplicado em turma do 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Belo Horizonte, sobre o uso consciente da água, a importância de cuidados e a preservação com o meio ambiente. Para abordar o assunto foram utilizados na escola recursos tecnológicos como Data Show e computador conectado a internet, sendo que em casa os alunos utilizaram recursos que possuem (tablet, smartphone, notebook e computador). O plano de aula foi desenvolvido a partir de estudos realizados durante o curso em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Básica oferecido pela UFJF e de pesquisas sobre o conteúdo tratado no trabalho. Assim, propõe-se por meio da utilização de recursos tecnológicos e didáticos desenvolver atividades, cujo objetivo concentra-se em despertar o interesse e a atenção dos discentes. Desse modo, se apropriaram do conteúdo e adotarem uma atitude racional sobre a utilização da água no consumo diário e a sensibilização quanto aos impactos e danos causados pelas ações humanas. As atividades propostas implicam em discussões relevantes ao assunto e questionamentos com a participação efetiva dos alunos e o uso das tecnologias disponíveis na escola. Conclui-se que a aplicação e o uso das tecnologias na escola, acompanhadas da mediação do professor contribuem para uma participação efetiva dos alunos e auxilia na apropriação do conhecimento e da aprendizagem sobre o tema abordado. As tecnologias apresentam um papel importante no processo de ensino sendo consideradas um recurso a mais e capaz de ampliar as possibilidades de aprendizagem aliadas a uma intervenção diferenciada e dinâmica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectUso e conservação da águapt_BR
dc.subjectTIC's no ensino da preservação da águapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSobre o uso e a conservação das águas no Ensino Fundamental: tecnologias como metodologia de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons