Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10699
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucianapereiralopes.pdf403.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Utilização das TIC’s nas aulas de biologia: a informática como ferramenta de aprendizagem sobre a água e as biomoléculas
Author: Lopes, Luciana Pereira
First Advisor: Oliveira, Rita de Cássia
Co-Advisor: Romero, Sheila Rigante
Referee Member: Fontes, Roseli Detoni
Resumo: Atualmente os estudantes acessam as redes sociais cada vez mais prematuramente, com mais frequência, e nem sempre com qualidade e com caráter educacional. Tendo em vista estas inovações nas formas de comunicação na sociedade, a educação escolar também convive com estas mudanças. Tal fato exige pensar de que forma se pode trazer a Tecnologia de Informática e Comunicação para os processos de ensino e de aprendizagem no ambiente formal, a sala de aula. Para tanto, é objetivo desse trabalho formular um Plano de Aula, perscrutando na literatura o modo como aprendem alunos do Ensino Médio, quando mediados por atividades desenvolvidas no Facebook, considerado aqui como uma ferramenta facilitadora do processo ensino-aprendizagem. No desenvolvimento do trabalho é promovida uma discussão cujo objetivo é conhecer a forma como os estudantes utilizam as redes sociais e a seguir, a turma, dividida em grupos, será encarregada de postar conteúdos diversos sobre a Biologia em forma de vídeos, imagens, charges, reportagens, entrevistas e artigos de opinião. Conclui-se, dessa forma, que o desenvolvimento dessa metodologia possa evidenciar que a utilização das TIC’s para acessar as redes sociais, em especial o Facebook, possibilitam o estabelecimento de um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e interessante.
Abstract: -
Keywords: TIC’s
Redes sociais
Facebook
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10699
Issue Date: 27-Apr-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons