Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10698
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucianaaparecidasilvasales.pdf641.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As tecnologias no contexto escolar: smartphone e blog como apoio na interdisciplinaridade
Autor(es): Sales, Luciana Aparecida Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Rita de Cássia
Co-orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Resumo: Pela internet podemos divagar por caminhos distintos, conhecer lugares e buscar novos conhecimentos. E com o smartphone, um dos recursos tecnológicos mais utilizados na atualidade, podemos registrar através de vídeos e fotos qualquer acontecimento que nos prenda a atenção. Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem por finalidade apresentar um plano de aula com emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, tendo como ferramentas pedagógicas a internet e o smartphone. A partir do projeto interdisciplinar “Reciclagem para viver com qualidade”, será abordado o que é reciclagem, os diferentes tipos de lixos, os perigos do descarte incorreto do lixo e os problemas do consumismo descontrolado. Considerando a pertinência do tema, este projeto visa contribuir para a formação do sujeito crítico, reflexivo, consciente e autônomo. Ao adquirir esses valores, provoca-se uma transformação, uma mudança no comportamento que conduz ao conhecimento relacionado à qualidade de vida e à consciência ambiental. Pretende-se com esta proposta aprimorar a leitura e, consequentemente, a escrita, promover a interação através das tecnologias e estimular a participação dos alunos em todas as etapas, desde as pesquisas junto à internet sobre o tema, consulta ao programa Google Maps, visita ao redor da escola, fotografias, construção do mural e a criação de um blog, na plataforma Blogger da Google. Utilizar as TIC no cotidiano escolar promove uma ressignificação dos conteúdos e contribui para um ensino mais dinâmico, que desperta o interesse, estimula a curiosidade e enriquece a vivência dos alunos, além de colaborar para o desenvolvimento da leitura e escrita, fazendo com que o aluno se torne parte de todo processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: -
Palavras-chave: Projeto interdisciplinar
Desenvolvimento da leitura
Tecnologias da informação e comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10698
Data do documento: 13-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons