Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10698
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucianaaparecidasilvasales.pdf641.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As tecnologias no contexto escolar: smartphone e blog como apoio na interdisciplinaridade
Author: Sales, Luciana Aparecida Silva
First Advisor: Oliveira, Rita de Cássia
Co-Advisor: Teixeira, Beatriz de Basto
Resumo: Pela internet podemos divagar por caminhos distintos, conhecer lugares e buscar novos conhecimentos. E com o smartphone, um dos recursos tecnológicos mais utilizados na atualidade, podemos registrar através de vídeos e fotos qualquer acontecimento que nos prenda a atenção. Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem por finalidade apresentar um plano de aula com emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, tendo como ferramentas pedagógicas a internet e o smartphone. A partir do projeto interdisciplinar “Reciclagem para viver com qualidade”, será abordado o que é reciclagem, os diferentes tipos de lixos, os perigos do descarte incorreto do lixo e os problemas do consumismo descontrolado. Considerando a pertinência do tema, este projeto visa contribuir para a formação do sujeito crítico, reflexivo, consciente e autônomo. Ao adquirir esses valores, provoca-se uma transformação, uma mudança no comportamento que conduz ao conhecimento relacionado à qualidade de vida e à consciência ambiental. Pretende-se com esta proposta aprimorar a leitura e, consequentemente, a escrita, promover a interação através das tecnologias e estimular a participação dos alunos em todas as etapas, desde as pesquisas junto à internet sobre o tema, consulta ao programa Google Maps, visita ao redor da escola, fotografias, construção do mural e a criação de um blog, na plataforma Blogger da Google. Utilizar as TIC no cotidiano escolar promove uma ressignificação dos conteúdos e contribui para um ensino mais dinâmico, que desperta o interesse, estimula a curiosidade e enriquece a vivência dos alunos, além de colaborar para o desenvolvimento da leitura e escrita, fazendo com que o aluno se torne parte de todo processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: -
Keywords: Projeto interdisciplinar
Desenvolvimento da leitura
Tecnologias da informação e comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10698
Issue Date: 13-Apr-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons