Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10689
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lanypereiradasilva.pdf381.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O uso das tecnologias digitais na educação inclusiva
Author: Silva, Lany Pereira da
First Advisor: Oliveira, Rita de Cássia
Co-Advisor: Romero, Sheila Rigante
Resumo: O objetivo deste trabalho é o de propor um plano de aula, na disciplina língua portuguesa, que utilize tecnologia digital como ferramenta pedagógica. Esse plano foi elaborado tendo como público-alvo alunos com deficiência intlectual, em uma turma de 6º. ano, na escola Municipal Fausto Figueiredo de Oliveira. Postulam-se, aqui, como objetivos específicos os caminhos que precisam ser traçados para que os alunos com deficiência intelectual sejam incluídos, integralmente, no espaço escolar e sugere-se, para isso, o envolvimento e parceria com as famílias dos alunos com deficiência; a formação permanente e continuada dos professores; a inclusão como princípio da escola previsto no projeto político pedagógico e o uso da tecnologia no espaço educacional. Este plano de aula tem como aporte teórico algumas ideias de Vygotsky, visto que esse autor discute a necessidade de os educandos aprenderem a partir de uma mediação pedagógica; de Mantoan que há tempos vem discutindo acerca da necessidade de uma escola comum com perspectiva de educação inclusiva e faz parte, também, dessa bibliografia, Moran (2012) e Demo (2013) que debatem sobre a necessidade urgente de as tecnologias serem usadas como instrumentos educacionais, nas escolas. As considerações finais do trabalho atestam que há muito a ser feito e discutido para que a inclusão escolar seja uma realidade plena na instituição de ensino. Um dos caminhos para que isso se efetive é o da implementação do PEI (plano educacional individual) dos educandos com deficiência, bem como de aulas planejadas que levem em consideração as potencialidades e dificuldades dos educandos. E, acima de tudo, fazer uso da tecnologia digital, visto que essa se constitui em uma imprescindível aliada educacional.
Abstract: -
Keywords: Tecnologia digital
Educação inclusiva
Prática pedagógica
Plano de aula
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10689
Issue Date: 13-Apr-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons