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dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita de Cássia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Romero, Sheila Rigante-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9087794489515439pt_BR
dc.creatorSilva, Lany Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4811579788606286pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T19:36:03Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-09-04T19:36:03Z-
dc.date.issued2019-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10689-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é o de propor um plano de aula, na disciplina língua portuguesa, que utilize tecnologia digital como ferramenta pedagógica. Esse plano foi elaborado tendo como público-alvo alunos com deficiência intlectual, em uma turma de 6º. ano, na escola Municipal Fausto Figueiredo de Oliveira. Postulam-se, aqui, como objetivos específicos os caminhos que precisam ser traçados para que os alunos com deficiência intelectual sejam incluídos, integralmente, no espaço escolar e sugere-se, para isso, o envolvimento e parceria com as famílias dos alunos com deficiência; a formação permanente e continuada dos professores; a inclusão como princípio da escola previsto no projeto político pedagógico e o uso da tecnologia no espaço educacional. Este plano de aula tem como aporte teórico algumas ideias de Vygotsky, visto que esse autor discute a necessidade de os educandos aprenderem a partir de uma mediação pedagógica; de Mantoan que há tempos vem discutindo acerca da necessidade de uma escola comum com perspectiva de educação inclusiva e faz parte, também, dessa bibliografia, Moran (2012) e Demo (2013) que debatem sobre a necessidade urgente de as tecnologias serem usadas como instrumentos educacionais, nas escolas. As considerações finais do trabalho atestam que há muito a ser feito e discutido para que a inclusão escolar seja uma realidade plena na instituição de ensino. Um dos caminhos para que isso se efetive é o da implementação do PEI (plano educacional individual) dos educandos com deficiência, bem como de aulas planejadas que levem em consideração as potencialidades e dificuldades dos educandos. E, acima de tudo, fazer uso da tecnologia digital, visto que essa se constitui em uma imprescindível aliada educacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPlano de aulapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias digitais na educação inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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