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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Tecnologias de informação digital e comunicação na educação infantil: o uso do tablet na pré-escola para desenvolvimento das aprendizagens
Autor(es): Silva, Juliana Luciana da
Orientador: Oliveira, Rita de Cássia
Miembros Examinadores: Pereira, Álvaro Dyogo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um plano de aula para a Educação Infantil, na fase da pré-escola. Usar-se-á o tablet com acesso à internet como instrumento tecnológico metodológico. Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil apresenta como proposta educacional ampliar os conhecimentos, experiências e habilidades. Tendo em vista o acesso das crianças às tecnologias atuais, a proposta é pautada na ideia de que estas experiências possam contribuir para aprimorar a educação num sentido mais amplo. No que se refere à educação escolar, destaca-se a realização de uma proposta pautada nos objetivos de aprendizagens e desenvolvimentos que estruturam a Base Nacional Comum Curricular. As atividades serão formuladas a partir do estímulo ao conhecimento dos alunos sobre as frutas, objetivando uma alimentação mais saudável. Esse plano contempla um percurso com três atividades. Elas envolvem o recurso audiovisual, as experiências sensoriais e a sondagem das aprendizagens no processo de alfabetização, que ocorrem através de escrita espontânea, e no aplicativo educacional Formar Palavras – Alfabetização. Entende-se a pertinência deste plano no que se refere à construção e apropriação de conhecimentos por meio de suas ações e interações. Espera-se que as atividades contribuam com a educação escolar no que se refere à alimentação e à transformação de comportamento sobre este tema de forma consciente e responsável. Acerca das metodologias de ensino, pretende-se que elas estimulem a participação de forma mais efetiva, contribuam com a avaliação das aprendizagens alcançadas pelos diferentes sujeitos e que as experiências sejam partilhadas com o corpo docente. Neste processo, os resultados podem contribuir com o aprimoramento das estratégias e ideias que culminem em ações que visem o desenvolvimento pleno de cada criança.
Resumen : -
Palabras clave : BNCC
Alfabetização
Avaliação
Tecnologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10683
Fecha de publicación : 27-abr-2019
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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