Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10683
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julianalucianadasilva.pdf785.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita de Cássia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Álvaro Dyogo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462929848683743pt_BR
dc.creatorSilva, Juliana Luciana da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T19:31:20Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-09-04T19:31:20Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10683-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um plano de aula para a Educação Infantil, na fase da pré-escola. Usar-se-á o tablet com acesso à internet como instrumento tecnológico metodológico. Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil apresenta como proposta educacional ampliar os conhecimentos, experiências e habilidades. Tendo em vista o acesso das crianças às tecnologias atuais, a proposta é pautada na ideia de que estas experiências possam contribuir para aprimorar a educação num sentido mais amplo. No que se refere à educação escolar, destaca-se a realização de uma proposta pautada nos objetivos de aprendizagens e desenvolvimentos que estruturam a Base Nacional Comum Curricular. As atividades serão formuladas a partir do estímulo ao conhecimento dos alunos sobre as frutas, objetivando uma alimentação mais saudável. Esse plano contempla um percurso com três atividades. Elas envolvem o recurso audiovisual, as experiências sensoriais e a sondagem das aprendizagens no processo de alfabetização, que ocorrem através de escrita espontânea, e no aplicativo educacional Formar Palavras – Alfabetização. Entende-se a pertinência deste plano no que se refere à construção e apropriação de conhecimentos por meio de suas ações e interações. Espera-se que as atividades contribuam com a educação escolar no que se refere à alimentação e à transformação de comportamento sobre este tema de forma consciente e responsável. Acerca das metodologias de ensino, pretende-se que elas estimulem a participação de forma mais efetiva, contribuam com a avaliação das aprendizagens alcançadas pelos diferentes sujeitos e que as experiências sejam partilhadas com o corpo docente. Neste processo, os resultados podem contribuir com o aprimoramento das estratégias e ideias que culminem em ações que visem o desenvolvimento pleno de cada criança.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTecnologias de informação digital e comunicação na educação infantil: o uso do tablet na pré-escola para desenvolvimento das aprendizagenspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons