Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10678
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julianamariadeoliveiramoreira.pdf4.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
julianamariadeoliveiramoreira-cadenoanexo.pdf2.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Gêneros pautando um ensino reflexivo do adjetivo e do advérbio: discussões sobre bullying e cinema em um novo contexto escolar
Author: Moreira, Juliana Maria de Oliveira
First Advisor: Sigiliano, Natália Sathler
Referee Member: Sampaio, Thais Fernandes
Referee Member: Casotti, Janayna Bertollo Cozer
Resumo: Este trabalho, que possui caráter intervencionista, intenta apresentar uma alternativa para o ensino de gêneros textuais e gramática em língua materna, correlacionando morfologia, mais especificamente o ensino das categorias adjetivo e advérbio, a gêneros e que há proeminência de uso dessas classes de palavras. Tendo em vista a metodologia da pesquisa-ação como norteadora deste trabalho, uma temática atual e necessária de ser discutida na turma em que a aplicação ocorreu foi selecionada: trata-se do bullying, o qual fora abordado a fim de que a discussão sobre o assunto guiasse os alunos a uma conscientização sobre a questão e, ainda, a um posicionamento contra esse tipo de violência. Para tanto, o incentivo à reflexão linguística e temática teve como base a cinematografia, como forma de despertar o interesse dos alunos. Com base na abordagem em sala de aula de resenhas, sinopses, comentários de filmes e filme, foi traçada uma proposta de ensino de gramática diferente do que vinha sendo aplicada pela professora-pesquisadora anteriormente. Os alunos e a professora-pesquisadora foram constantemente objeto de avaliação e de prática na intervenção empreendida. Ademais, foram coletados dados de produções iniciais e finais dos alunos da turma como uma forma de se avaliar aprendizados e dificuldades dos alunos quanto ao texto. Os alunos participaram também como pesquisadores na escola, levantando dados sobre ocorrência de bullying nas turmas de EFII. Esta intervenção ancorou-se nos estudos de língua materna de Franchi (1988) e Geraldi (1997, 1999), de gramática de Neves (2002, 2015), na perspectiva da análise linguística de Mendonça (2006), Barbosa (2010) e Bezerra e Reinaldo (2013), de gramática contextualizada de Antunes (2007, 2014), da teoria dos gêneros textuais de Schneuwly & Dolz (2004) e Marcuschi (2008, 2011), na pesquisa-ação de Morin (2004) e Thiollent (1986), e das classes de palavras de Bastos, Lima e Santos (2012) e Pinilla (2014). Este estudo se apoia na legislação recente sobre bullying, e sobre cinema, em Duarte (2009). Os resultados das análises mostraram que a proposta mais reflexiva contribuiu para que os alunos desenvolvessem produtiva e ativamente suas capacidades de leitura, interpretação e produção de textos, e revelou grandes avanços da turma com relação ao problema de violência que os alunos vinham enfrentando de maneira silenciosa e velada.
Abstract: This work, which has an interventionist character, tries to present an alternative to the teaching of textual genres and grammar in the mother tongue, correlating morphology, more specifically the teaching of the adjective and adverb categories, to genres and there is a prominence of these classes of words. Given the methodology of the research-action as the guiding principle of this work Morin (2004) and Thiollent (1986), a current and necessary topic to be discussed in the group in which the application occurred was selected: bullying, which was addressed so that the discussion on the subject guided the students to an awareness of the issue and also to a position against this type of violence. For that, the incentive to linguistic and thematic reflection was based on cinematography, as a way to arouse students' interest. Based on the classroom approach to reviews, synopses, film and film commentaries, a proposal for grammar teaching was drawn differently from what had previously been applied by the teacher-researcher. The students and the teacher-researcher were constantly subject to evaluation and practice in the intervention undertaken. In addition, data of initial and final productions of the students of the class were collected as a way of evaluating students' learning and difficulties regarding the text. Students also participated as researchers at the school, raising data on the occurrence of bullying in EFII classes. This intervention was anchored in the studies of mother tongue of Franchi (1988) and Geraldi (1997, 1999), of grammar of Neves (2002, 2015), from the perspective of the linguistic analysis of Mendonça (2006), Barbosa (2010) and Bezerra and Reinaldo (2013), contextualized grammar of Antunes (2007, 2014), the theory of textual genres of Schneuwly & Dolz (2004) and Marcuschi (2008, 2011) and of word classes and Bastos, Lima and Santos (2012) and Pinilla (2014). This study is based on recent legislation on bullying and cinema, in Duarte (2009), and revealed great advances in the group regarding the problem of violence that the students had been facing in a silent and veiled way. The results of the analyses showed that the proposal of more reflexive grammar teaching contributed to developing the students' reading productively and actively, interpretation and text production skills.
Keywords: Análise linguística
Gêneros textuais
Adjetivo
Advérbio
Bullying
Linguistic analysis
Textual genres
Adjective
Adverb
Bullying
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10678
Issue Date: 4-Apr-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons