https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10676
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cassiaferreiradefreitastirapani.pdf | 4.41 MB | Adobe PDF | View/Open | |
cassiaferreiradefreitastirapani-cadernoanexo.pdf | 463.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Crime e loucura, uma introdução ao cânone por meio dos narradores nos universos de Poe e Machado: uma proposta de ampliação de repertório e letramento literário |
Author: | Tirapani, Cássia Ferreira de Freitas |
First Advisor: | Mendes, Marco Aurélio de Sousa |
Referee Member: | Botelho, Patrícia Pedrosa |
Referee Member: | Pereira, Valéria Cristina Ribeiro |
Resumo: | O presente trabalho, vinculado ao macroprojeto “intervenções pedagógicas no ensino de literatura: inter-relações entre adaptações literárias”, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – Profletras – da UFJF, objetiva refletir sobre o ensino de literatura nos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas brasileiras, assim como propor um projeto de intervenção pedagógica para ser aplicado no contexto de quase abandono do literário nessa fase educacional. Através do estudo de textos de autores canônicos, aliado às adaptações em quadrinhos e televisiva, buscou-se promover o letramento literário e a ampliação de repertório de discentes de um nono ano de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, no que concerne às especificidades do narrador em primeira pessoa não confiável e o narrador em terceira pessoa intruso. As obras estudadas na proposta interventiva são O coração delator, de Edgar Allan Poe, O alienista, de Machado de Assis e duas adaptações, uma em quadrinhos e outra televisiva, de O enfermeiro, obra de machado de Assis. Os pressupostos teóricos que ancoraram esta pesquisa são letramento literário (Cosson, 2016; Paulino e Cosson, 2009), cânone literário e direito à literatura (Calvino, 2007; Paulino, 2004; Cândido, 2004), teoria dos polissistemas (Even-Zohar, 2013), comunidades de leitores e círculos de leitura (Colomer, 2007; Cosson, 2017), repertório do texto e ampliação de repertório (Iser, 1996), adaptação (Hutcheon, 2013), conto (Moisés, 1970) e narrador confiável e não confiável (Booth 1983). A metodologia empregada foi a pesquisa-ação (Thiollent, 1986). A estratégia utilizada na aplicação da intervenção pedagógica foi a leitura protocolada, por ter se mostrado a mais adequada ao trabalho com leitores em formação. Ao final de uma sequência de aulas, foi possível perceber um avanço considerável no processo de letramento literário e uma significativa ampliação do repertório dos discentes envolvidos no projeto no tocante aos tipos de narradores enfocados nesta pesquisa. |
Abstract: | This paper is connected to the Project “Pedagogical interventions in literature teaching: relations among literary adaptations” carried out in the program Mestrado Profissional em Letras in the Federal University of Juiz de Fora. It aims to reflect about literature teaching in the final years of basic school in Brazilian public schools and also propose a pedagogical intervention to be applied in an environment of almost total lack of literary activities in this phase of our educational system. Through the study of canonical authors and adaptations to cartoons and television we seek to achieve the improvement of literary literacy and widening of repertoire of students in the ninth grade of a public school in the city of Juiz de Fora. It also tackles the specificities of the unreliable narrator in first and third persons. The works which were studied in this paper were Tell Tale Heart by Edgar Alan Poe, The Alienist by Machado de Assis and two adaptations of The nurse by Machado de Assis. Our theoritical support were the concepts of literary literacy (Cosson, 2016; Paulino e Cosson, 2009), literary canon and the right to literature (Calvino, 2007; Paulino, 2004; Cândido, 2004), polysystem theory (Even-Zohar, 2013), communities and circles of readers (Colomer, 2007; Cosson, 2017), text repertoire and widening of repertoire (Iser, 1996), adaptation (Hutcheon, 2013), short-story (Moisés, 1970) and reliable and unreliable narrator (Booth, 1983). The methodology used was research-action (Thiolent, 1983). The strategy we used while carrying out our intervention was supervised reading, which proved to be the most adequate for beginners. At the end of the process it was possible to notice a considerable advance in the process of literary literacy and widening of repertoire of the pupils involved concerning the identification of the type of narrator. |
Keywords: | Narrador Cânone Adaptação Ampliação de repertório Letramento literário Narrator Canon Adaptation Widening of repertoire Literary literacy |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Letras |
Program: | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10676 |
Issue Date: | 4-Apr-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License