Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10670
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leidemarialeaolopes.pdf1.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Formação e reelaboração de imagens e definições de conceito relacionadas ao ensino de vetores em geometria analítica
Author: Lopes, Leide Maria Leão
First Advisor: Piermatei Filho, Orestes
Referee Member: Reis, Frederico Da Silva
Referee Member: Silva, Amarildo Melchiades da
Resumo: Esta pesquisa se propõe a apresentar as contribuições de atividades de Geometria Analítica na formação de imagens de conceito e elaboração da definição de conceitos relacionadas a vetores por estudantes de Licenciatura em Matemática. A pesquisa se fundamentou teoricamente no conhecimento do Pensamento Matemático Avançado embasado na noção de imagem de conceito e definição de conceito. As opções metodológicas subjacentes a este estudo se enquadram na modalidade de experimento de ensino, com abordagem de cunho qualitativo. Como instrumento de coleta, utilizou-se: grupos de atividades, observação e questionário. Como participantes, foram sete discentes do curso de Licenciatura em Matemática. Os resultados apontam que as atividades de Geometria Analítica contribuíram na formação de imagens de conceito e na reelaboração de definição de conceito dos participantes através de registros escritos e falas dos participantes da pesquisa. Consideramos que a maneira como o conteúdo é explanado pode representar um rico potencial de investigação para a formação de imagens e definições de conceito por parte dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Nesse sentido, as atividades elaboradas no decorrer dessa dissertação podem ser parte de um conjunto de sugestões para apoiar a aprendizagem sobre operações de vetores no ensino superior.
Abstract: This research aims to presents the contributions of Analytic Geometric activities on the construction of concept images and elaboration of concept definitions associated to vectors by Mathematics undergraduate students. The research was theoretically supported on the knowledge of Advanced Mathematics thinking based on the notion of concept image and concept definition. The subjacent methodological options to this study classified it on the modality of teaching experiment with qualitative approach. Data were collected using group activities, observation and quizzes. Seven students of the undergraduate curse of Mathematics participated as research subjects. The results suggest that analytic geometric activities contributes to the construction of concept images and reprocessing of concept definitions of the students, through writing texts and talks of the research participants. We considered the way that contents were explained could represent a high potential research to the formation of images and concept definitions by undergraduate Mathematics students. In this way, the activities elaborated through this dissertation could be part of a suggestions set to support the vector operations learning during college education.
Keywords: Educação matemática
Pensamento matemático avançado
Ensino superior
Mathematics education
Advanced mathematics thinking
College education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10670
Issue Date: 11-Jul-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons