https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10660
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jessicarobertagomesferreira.pdf | 275.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensinando evolução biológica no Ensino Médio: através de história em quadrinhos |
Autor(es): | Ferreira, Jéssica Roberta Gomes |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Rita de Cássia |
Membro da banca: | Fontes, Roseli Detoni |
Resumo: | A história em quadrinhos está presente em nossas vidas como forma de distração e entretenimento, e seu uso no processo educacional tem sido alvo de estudos. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo desenvolver o Plano de Aula para ensinar conteúdos da Biologia a alunos do ensino médio. A didática será desenvolvida a partir da proposição de que os alunos criem histórias em quadrinhos usando recursos digitais. Os alunos são estudantes na modalidade Educação de Jovens e Adultos e cursam o terceiro ano do Ensino Médio. O conteúdo do Plano Didático é a teoria da Evolução na ótica da Biologia. O método foi escolhido para propiciar aos estudantes a experiência de serem protagonistas, conciliando a escrita e arte ao ambiente escolar, além do diálogo entre professores e discentes. Trata-se de uma metodologia nova que quebra paradigmas, pois o papel do professor é ser, de fato, mediador do conhecimento. Esta perspectiva se opõe àquela em que os professores são vistos como detentores do conhecimento. A inovação é o trabalho deste conteúdo a partir deste método que valoriza o conhecimento prévio sobre o tema e a bagagem trazida pelos alunos ao decorrer de sua trajetória escolar, bem como suas vivências. A expectativa é de que o método e as estratégias possam favorecer a troca de informações e tornar a sala de aula um ambiente de grande aprendizagem, prazeroso, harmonioso e lúdico para alunos e professores. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | EJA História em quadrinhos Evolução biológica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10660 |
Data do documento: | 27-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons