Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10660
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jessicarobertagomesferreira.pdf275.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensinando evolução biológica no Ensino Médio: através de história em quadrinhos
Autor(es): Ferreira, Jéssica Roberta Gomes
Primeiro Orientador: Oliveira, Rita de Cássia
Membro da banca: Fontes, Roseli Detoni
Resumo: A história em quadrinhos está presente em nossas vidas como forma de distração e entretenimento, e seu uso no processo educacional tem sido alvo de estudos. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo desenvolver o Plano de Aula para ensinar conteúdos da Biologia a alunos do ensino médio. A didática será desenvolvida a partir da proposição de que os alunos criem histórias em quadrinhos usando recursos digitais. Os alunos são estudantes na modalidade Educação de Jovens e Adultos e cursam o terceiro ano do Ensino Médio. O conteúdo do Plano Didático é a teoria da Evolução na ótica da Biologia. O método foi escolhido para propiciar aos estudantes a experiência de serem protagonistas, conciliando a escrita e arte ao ambiente escolar, além do diálogo entre professores e discentes. Trata-se de uma metodologia nova que quebra paradigmas, pois o papel do professor é ser, de fato, mediador do conhecimento. Esta perspectiva se opõe àquela em que os professores são vistos como detentores do conhecimento. A inovação é o trabalho deste conteúdo a partir deste método que valoriza o conhecimento prévio sobre o tema e a bagagem trazida pelos alunos ao decorrer de sua trajetória escolar, bem como suas vivências. A expectativa é de que o método e as estratégias possam favorecer a troca de informações e tornar a sala de aula um ambiente de grande aprendizagem, prazeroso, harmonioso e lúdico para alunos e professores.
Abstract: -
Palavras-chave: EJA
História em quadrinhos
Evolução biológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10660
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons