Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10660
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jessicarobertagomesferreira.pdf275.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita de Cássia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes, Roseli Detoni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2307361214531921pt_BR
dc.creatorFerreira, Jéssica Roberta Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T18:19:24Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-09-04T18:19:24Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10660-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA história em quadrinhos está presente em nossas vidas como forma de distração e entretenimento, e seu uso no processo educacional tem sido alvo de estudos. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo desenvolver o Plano de Aula para ensinar conteúdos da Biologia a alunos do ensino médio. A didática será desenvolvida a partir da proposição de que os alunos criem histórias em quadrinhos usando recursos digitais. Os alunos são estudantes na modalidade Educação de Jovens e Adultos e cursam o terceiro ano do Ensino Médio. O conteúdo do Plano Didático é a teoria da Evolução na ótica da Biologia. O método foi escolhido para propiciar aos estudantes a experiência de serem protagonistas, conciliando a escrita e arte ao ambiente escolar, além do diálogo entre professores e discentes. Trata-se de uma metodologia nova que quebra paradigmas, pois o papel do professor é ser, de fato, mediador do conhecimento. Esta perspectiva se opõe àquela em que os professores são vistos como detentores do conhecimento. A inovação é o trabalho deste conteúdo a partir deste método que valoriza o conhecimento prévio sobre o tema e a bagagem trazida pelos alunos ao decorrer de sua trajetória escolar, bem como suas vivências. A expectativa é de que o método e as estratégias possam favorecer a troca de informações e tornar a sala de aula um ambiente de grande aprendizagem, prazeroso, harmonioso e lúdico para alunos e professores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectEvolução biológicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsinando evolução biológica no Ensino Médio: através de história em quadrinhospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons