https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10660
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
jessicarobertagomesferreira.pdf | 275.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fontes, Roseli Detoni | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2307361214531921 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Jéssica Roberta Gomes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T18:19:24Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T18:19:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10660 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A história em quadrinhos está presente em nossas vidas como forma de distração e entretenimento, e seu uso no processo educacional tem sido alvo de estudos. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo desenvolver o Plano de Aula para ensinar conteúdos da Biologia a alunos do ensino médio. A didática será desenvolvida a partir da proposição de que os alunos criem histórias em quadrinhos usando recursos digitais. Os alunos são estudantes na modalidade Educação de Jovens e Adultos e cursam o terceiro ano do Ensino Médio. O conteúdo do Plano Didático é a teoria da Evolução na ótica da Biologia. O método foi escolhido para propiciar aos estudantes a experiência de serem protagonistas, conciliando a escrita e arte ao ambiente escolar, além do diálogo entre professores e discentes. Trata-se de uma metodologia nova que quebra paradigmas, pois o papel do professor é ser, de fato, mediador do conhecimento. Esta perspectiva se opõe àquela em que os professores são vistos como detentores do conhecimento. A inovação é o trabalho deste conteúdo a partir deste método que valoriza o conhecimento prévio sobre o tema e a bagagem trazida pelos alunos ao decorrer de sua trajetória escolar, bem como suas vivências. A expectativa é de que o método e as estratégias possam favorecer a troca de informações e tornar a sala de aula um ambiente de grande aprendizagem, prazeroso, harmonioso e lúdico para alunos e professores. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Evolução biológica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Ensinando evolução biológica no Ensino Médio: através de história em quadrinhos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License