Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10659
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
isabelamathiaspereira.pdf432.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Multiletramentos: utilizando smartphones para práticas de leitura de textos multimodais em sala de aula
Autor(es): Pereira, Isabela Mathias
Primeiro Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Co-orientador: Barros, Juliana de Carvalho
Resumo: Com a “invasão” das novas tecnologias no cotidiano dos alunos, dentro e fora do ambiente escolar, torna-se urgente que façamos uma reflexão para descobrirmos meios de transformarmos aparelhos tecnológicos, que são usados somente para atividades socioculturais dos discentes, em ferramentas e recursos para atividades pedagógicas e práticas de sala de aula. Assim, o presente trabalho visa a apresentar algumas atividades de leitura e produção de textos utilizando o smartphone como ferramenta de ensino e aprendizagem em sala de aula, permitindo que os alunos possam ter acesso a atividades interativas e colaborativas, interpretando e construindo textos multimodais a partir de atividades específicas de estratégias de leitura. A ideia é trabalhar com base nas concepções de estratégias de leitura trazidas por Solé (1998) e no conceito de multiletramentos apresentado por Rojo e Moura (2012).Desse modo, espera-se levar os alunos a construírem suas próprias conclusões a respeito da necessidade de se apropriarem, de maneira crítica, das variadas formas de se comunicarem e de transmitirem suas ideias.
Abstract: -
Palavras-chave: Smartphone
Leitura
Multiletramentos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10659
Data do documento: 13-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons