https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10659
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
isabelamathiaspereira.pdf | 432.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Multiletramentos: utilizando smartphones para práticas de leitura de textos multimodais em sala de aula |
Autor(es): | Pereira, Isabela Mathias |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Co-orientador: | Barros, Juliana de Carvalho |
Resumo: | Com a “invasão” das novas tecnologias no cotidiano dos alunos, dentro e fora do ambiente escolar, torna-se urgente que façamos uma reflexão para descobrirmos meios de transformarmos aparelhos tecnológicos, que são usados somente para atividades socioculturais dos discentes, em ferramentas e recursos para atividades pedagógicas e práticas de sala de aula. Assim, o presente trabalho visa a apresentar algumas atividades de leitura e produção de textos utilizando o smartphone como ferramenta de ensino e aprendizagem em sala de aula, permitindo que os alunos possam ter acesso a atividades interativas e colaborativas, interpretando e construindo textos multimodais a partir de atividades específicas de estratégias de leitura. A ideia é trabalhar com base nas concepções de estratégias de leitura trazidas por Solé (1998) e no conceito de multiletramentos apresentado por Rojo e Moura (2012).Desse modo, espera-se levar os alunos a construírem suas próprias conclusões a respeito da necessidade de se apropriarem, de maneira crítica, das variadas formas de se comunicarem e de transmitirem suas ideias. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Smartphone Leitura Multiletramentos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10659 |
Data do documento: | 13-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons