Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10659
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
isabelamathiaspereira.pdf432.82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Multiletramentos: utilizando smartphones para práticas de leitura de textos multimodais em sala de aula
Autor(es): Pereira, Isabela Mathias
Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Co-orientador: Barros, Juliana de Carvalho
Resumo: Com a “invasão” das novas tecnologias no cotidiano dos alunos, dentro e fora do ambiente escolar, torna-se urgente que façamos uma reflexão para descobrirmos meios de transformarmos aparelhos tecnológicos, que são usados somente para atividades socioculturais dos discentes, em ferramentas e recursos para atividades pedagógicas e práticas de sala de aula. Assim, o presente trabalho visa a apresentar algumas atividades de leitura e produção de textos utilizando o smartphone como ferramenta de ensino e aprendizagem em sala de aula, permitindo que os alunos possam ter acesso a atividades interativas e colaborativas, interpretando e construindo textos multimodais a partir de atividades específicas de estratégias de leitura. A ideia é trabalhar com base nas concepções de estratégias de leitura trazidas por Solé (1998) e no conceito de multiletramentos apresentado por Rojo e Moura (2012).Desse modo, espera-se levar os alunos a construírem suas próprias conclusões a respeito da necessidade de se apropriarem, de maneira crítica, das variadas formas de se comunicarem e de transmitirem suas ideias.
Resumen : -
Palabras clave : Smartphone
Leitura
Multiletramentos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10659
Fecha de publicación : 13-abr-2019
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons