https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10658
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
isabelcristinamenesesquina.pdf | 216.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensinando Geometria por meio do Software GeoGebra para alunos do 6º ano do Ensino Fundamenta |
Autor(es): | Quina, Isabel Cristina Meneses |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Co-orientador: | Barros, Juliana de Carvalho |
Resumo: | Este trabalho consiste em apresentar um planejamento para trabalhar todo o conteúdo de geometria com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio de tarefas que serão executadas no software GeoGebra. À medida em que os alunos vão desempenhado tarefas, pretende-se que construam seus aprendizados acerca das construções e conceitos das propriedades geométricas. O objetivo é dinamizar as aulas tornando-as mais participativas, colaborativas, atrativas e, principalmente, mais produtivas para o processo de ensino e aprendizagem. O programa de computador nos permite dar movimento às formas estudadas, além estabelecer análises e relações com as mesmas, o que não é possível na maior parte das vezes, quando as construções geométricas se dão por meio tradicional (compasso, régua, papel). Após realizar uma construção geométrica por meio do software é possível analisá-la com vários objetos sem ter que refazer novamente a mesma construção, o que não é possível quando a fazemos por meio de material escolar simples. A possibilidade que os softwares trazem ao dar movimento às figuras geométricas e apresentá-las de forma tridimensional, atrai a atenção dos alunos e permite maior absorção e assimilação dos conceitos geométricos, além de maior rendimento de tempo hora/aula. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Ensino Geometria Tarefa Software GeoGebra |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10658 |
Data do documento: | 13-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons