Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10658
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
isabelcristinamenesesquina.pdf216.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199390197375366pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barros, Juliana de Carvalho-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorQuina, Isabel Cristina Meneses-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T18:15:20Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-09-04T18:15:20Z-
dc.date.issued2019-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10658-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em apresentar um planejamento para trabalhar todo o conteúdo de geometria com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio de tarefas que serão executadas no software GeoGebra. À medida em que os alunos vão desempenhado tarefas, pretende-se que construam seus aprendizados acerca das construções e conceitos das propriedades geométricas. O objetivo é dinamizar as aulas tornando-as mais participativas, colaborativas, atrativas e, principalmente, mais produtivas para o processo de ensino e aprendizagem. O programa de computador nos permite dar movimento às formas estudadas, além estabelecer análises e relações com as mesmas, o que não é possível na maior parte das vezes, quando as construções geométricas se dão por meio tradicional (compasso, régua, papel). Após realizar uma construção geométrica por meio do software é possível analisá-la com vários objetos sem ter que refazer novamente a mesma construção, o que não é possível quando a fazemos por meio de material escolar simples. A possibilidade que os softwares trazem ao dar movimento às figuras geométricas e apresentá-las de forma tridimensional, atrai a atenção dos alunos e permite maior absorção e assimilação dos conceitos geométricos, além de maior rendimento de tempo hora/aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectTarefapt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsinando Geometria por meio do Software GeoGebra para alunos do 6º ano do Ensino Fundamentapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons