https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10658
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
isabelcristinamenesesquina.pdf | 216.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4199390197375366 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Barros, Juliana de Carvalho | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Quina, Isabel Cristina Meneses | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T18:15:20Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T18:15:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10658 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste em apresentar um planejamento para trabalhar todo o conteúdo de geometria com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio de tarefas que serão executadas no software GeoGebra. À medida em que os alunos vão desempenhado tarefas, pretende-se que construam seus aprendizados acerca das construções e conceitos das propriedades geométricas. O objetivo é dinamizar as aulas tornando-as mais participativas, colaborativas, atrativas e, principalmente, mais produtivas para o processo de ensino e aprendizagem. O programa de computador nos permite dar movimento às formas estudadas, além estabelecer análises e relações com as mesmas, o que não é possível na maior parte das vezes, quando as construções geométricas se dão por meio tradicional (compasso, régua, papel). Após realizar uma construção geométrica por meio do software é possível analisá-la com vários objetos sem ter que refazer novamente a mesma construção, o que não é possível quando a fazemos por meio de material escolar simples. A possibilidade que os softwares trazem ao dar movimento às figuras geométricas e apresentá-las de forma tridimensional, atrai a atenção dos alunos e permite maior absorção e assimilação dos conceitos geométricos, além de maior rendimento de tempo hora/aula. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Tarefa | pt_BR |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Ensinando Geometria por meio do Software GeoGebra para alunos do 6º ano do Ensino Fundamenta | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License