https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10657
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rodrigoribeirodomingosrebustine.pdf | 457.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Mnese memética: memórias, discursos e referenciais acadêmicos e escolares sobre os processos políticos de 1964, 1992 e (2013) 2016 através do discurso memético |
Autor(es): | Rebustine, Rodrigo Ribeiro Domingos |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Leandro Pereira |
Resumo: | O presente projeto de intervenção tem como objetivo abordar as impressões, memórias e aprendizados dos alunos do Ensino Médio sobre os eventos políticos de 1964, 1992, (2013) e 2016 após a exposição natural às fake news, memes e discursos promovidos nas mídias sociais atualmente. Foi realizado um levantamento prévio com os alunos, onde eles responderam um questionário e comentaram sobre o ensino de História, memes e fake news, e constatou-se que a maioria havia sofrido influência pelos últimos no aprendizado curricular de História, bem como sobre os valores que balizam a democracia representativa, evidenciando que os memes são objetos de comunicação. Partindo desta premissa, o projeto de intervenção procura desenvolver quatro oficinas formativas para a maior compreensão da dinâmica de alteração de memórias promovidas pelas fake news via memes, tendo como recorte o cenário político. O projeto apresenta etapas a serem cumpridas, tendo como culminância um produto envolvendo a construção de relatórios, memes, painéis e seminários sobre os temas envolvidos. Os objetivos dizem respeito a: desenvolver a análise de fontes; identificar e compreender narrativas e memórias acerca os eventos selecionados; compreender e perceber a importância da checagem da informação na internet e nas mídias sociais; relacionar processos políticos recentes no contexto de produção de fake news e memes e fornecer subsídios para a criação de material memético-educativo. |
Abstract: | This intervention project aims to address the impressions, memories, and learning of high school students about the political events of 1964, 1992, (2013) and 2016 after the natural exposure to fake news, memes, and discourses currently promoted on social media. A previous survey was conducted with the students, where they answered a questionnaire and commented on the teaching of History, memes and fake news, and it was found that most had been influenced by the latter on their curricular learning of History, as well as on the values that guide the representative democracy, which shows that memes are objects of communication. Based on this premise, the intervention project aims to develop four training workshops for a greater understanding of the dynamics of alteration of memories promoted by fake news via memes, taking as its sample the political scenario. The project presents steps to be accomplished, having as its culmination a product that includes the preparation of reports, memes, panels and seminars on the topics involved. The objectives are to: develop source analysis; identify and understand narratives and memories about the selected events; understand and realize the importance of checking information on the internet and social media; relate recent political processes in the context of the production of fake news and memes; and provide inputs for the creation of memetic and educational material. |
Palavras-chave: | Ensino de história Memes Memória Política Mídias sociais History teaching Memes Memory Politics Social media |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10657 |
Data do documento: | 3-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons