Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10646
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adrianamarciapradodearaujo.pdf207.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Repensando o lugar do educador na Educação de Jovens e Adultos - EJA
Autor(es): Araújo, Adriana Marcia Prado de
Primeiro Orientador: Miranda, Sonia Regina
Resumo: O presente estudo apresenta uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública estadual de São Paulo, a escassez de políticas públicas para esta modalidade de ensino, a falta de material pedagógico de apoio ao professor, a improvisação do currículo escolar, bem como a inexistência de critérios para a atribuição das aulas de EJA. Além da somatória destas particularidades existe o constrangimento do estudante de EJA pelo seu atraso na vida acadêmica. A descrição e análise das atuais práticas pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos seguem os pressupostos teóricos de Paulo Freire e Henry Giroux.
Abstract: The present study shows a reflection about Young and Adult Education (EJA) in public schools of São Paulo, insufficient public policies for this type of education, lack of pedagogical material to support the teacher, improvised school curriculum, as well as lack of criteria for EJA class assignment. Besides the afore mentioned points, we also reflect upon the emotional drawback and embarrassment to EJA students due to their delay in academic life. The description and analysis of current pedagogical practices for Young and Adult Education follow the theoretical assumptions by Paulo Freire and Henry Giroux.
Palavras-chave: Educação popular
Educação de Jovens e Adultos
Currículo da EJA
Public education
Young and Adult Education
EJA curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10646
Data do documento: 3-Ago-2019
Aparece nas coleções:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons