Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10646
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adrianamarciapradodearaujo.pdf207.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miranda, Sonia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1290370512728241pt_BR
dc.creatorAraújo, Adriana Marcia Prado de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7482444723425532pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T17:37:04Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2019-09-04T17:37:04Z-
dc.date.issued2019-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10646-
dc.description.abstractThe present study shows a reflection about Young and Adult Education (EJA) in public schools of São Paulo, insufficient public policies for this type of education, lack of pedagogical material to support the teacher, improvised school curriculum, as well as lack of criteria for EJA class assignment. Besides the afore mentioned points, we also reflect upon the emotional drawback and embarrassment to EJA students due to their delay in academic life. The description and analysis of current pedagogical practices for Young and Adult Education follow the theoretical assumptions by Paulo Freire and Henry Giroux.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo apresenta uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública estadual de São Paulo, a escassez de políticas públicas para esta modalidade de ensino, a falta de material pedagógico de apoio ao professor, a improvisação do currículo escolar, bem como a inexistência de critérios para a atribuição das aulas de EJA. Além da somatória destas particularidades existe o constrangimento do estudante de EJA pelo seu atraso na vida acadêmica. A descrição e análise das atuais práticas pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos seguem os pressupostos teóricos de Paulo Freire e Henry Giroux.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectCurrículo da EJApt_BR
dc.subjectPublic educationpt_BR
dc.subjectYoung and Adult Educationpt_BR
dc.subjectEJA curriculumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleRepensando o lugar do educador na Educação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons