Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10642
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alinemartinsmonteiro.pdf741.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Trabalhando encontros vocálicos nas TICs
Autor(es): Monteiro, Aline Martins
Primeiro Orientador: Sampaio, Thais Fernandes
Membro da banca: Vasconcelos, Marcelo Ribeiro
Resumo: Este documento apresenta um plano de aula fundamentado, como Trabalho de Conclusão de Curso. A ideia para a realização do projeto partiu da observação de que muitos alunos das séries iniciais, sobretudo dos segundos anos, estando em período de alfabetização, apresentam dificuldades nas atividades de separação de sílabas, principalmente, nos casos que envolvem encontros de vogal e semivogal. Nesse contexto, surgiu a ideia de explorar o editor de texto e o Power point com o objetivo de facilitar a construção da consciência fonológica entre os alunos. Para a realização das atividades propostas, escolhemos o editor de texto, que, como veremos, pode ser utilizado em diferentes níveis e ciclos de aprendizagem, com diferentes graus de interação e colaboração. O principal objetivo deste trabalho é contribuir para o processo de alfabetização das crianças do 2º ano do ensino fundamental. Espera-se que, como resultado deste plano, os alunos tenham mais condições de diferenciar vogal e semivogal, e identificar nas palavras que escrevem os encontros vocálicos, minimizando problemas de ortografia relacionados a essa questão.
Abstract: -
Palavras-chave: Encontros vocálicos
Editor de texto
Informática
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10642
Data do documento: 24-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons