Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10642
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alinemartinsmonteiro.pdf741.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Trabalhando encontros vocálicos nas TICs
Author: Monteiro, Aline Martins
First Advisor: Sampaio, Thais Fernandes
Referee Member: Vasconcelos, Marcelo Ribeiro
Resumo: Este documento apresenta um plano de aula fundamentado, como Trabalho de Conclusão de Curso. A ideia para a realização do projeto partiu da observação de que muitos alunos das séries iniciais, sobretudo dos segundos anos, estando em período de alfabetização, apresentam dificuldades nas atividades de separação de sílabas, principalmente, nos casos que envolvem encontros de vogal e semivogal. Nesse contexto, surgiu a ideia de explorar o editor de texto e o Power point com o objetivo de facilitar a construção da consciência fonológica entre os alunos. Para a realização das atividades propostas, escolhemos o editor de texto, que, como veremos, pode ser utilizado em diferentes níveis e ciclos de aprendizagem, com diferentes graus de interação e colaboração. O principal objetivo deste trabalho é contribuir para o processo de alfabetização das crianças do 2º ano do ensino fundamental. Espera-se que, como resultado deste plano, os alunos tenham mais condições de diferenciar vogal e semivogal, e identificar nas palavras que escrevem os encontros vocálicos, minimizando problemas de ortografia relacionados a essa questão.
Abstract: -
Keywords: Encontros vocálicos
Editor de texto
Informática
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10642
Issue Date: 24-Apr-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons