https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10642
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alinemartinsmonteiro.pdf | 741.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Trabalhando encontros vocálicos nas TICs |
Author: | Monteiro, Aline Martins |
First Advisor: | Sampaio, Thais Fernandes |
Referee Member: | Vasconcelos, Marcelo Ribeiro |
Resumo: | Este documento apresenta um plano de aula fundamentado, como Trabalho de Conclusão de Curso. A ideia para a realização do projeto partiu da observação de que muitos alunos das séries iniciais, sobretudo dos segundos anos, estando em período de alfabetização, apresentam dificuldades nas atividades de separação de sílabas, principalmente, nos casos que envolvem encontros de vogal e semivogal. Nesse contexto, surgiu a ideia de explorar o editor de texto e o Power point com o objetivo de facilitar a construção da consciência fonológica entre os alunos. Para a realização das atividades propostas, escolhemos o editor de texto, que, como veremos, pode ser utilizado em diferentes níveis e ciclos de aprendizagem, com diferentes graus de interação e colaboração. O principal objetivo deste trabalho é contribuir para o processo de alfabetização das crianças do 2º ano do ensino fundamental. Espera-se que, como resultado deste plano, os alunos tenham mais condições de diferenciar vogal e semivogal, e identificar nas palavras que escrevem os encontros vocálicos, minimizando problemas de ortografia relacionados a essa questão. |
Abstract: | - |
Keywords: | Encontros vocálicos Editor de texto Informática Educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10642 |
Issue Date: | 24-Apr-2019 |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License