Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10613
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
izabelagarciafonsecamadeira.pdf271.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Manifestações culturais na ditadura militar
Author: Madeira, Izabela Garcia Fonseca
First Advisor: Costa Júnior, Martinho Alves da
Resumo: Este artigo busca analisar a repressão e a censura à vida cultural do país que foram intensas à época da ditadura militar, particularmente entre dezembro de 1968, quando foi promulgado o AI-5 e no início do processo de abertura política "lenta e gradual" adotado pelo presidente Geisel, a partir de 1975. Logo após o golpe, os militares desencadearam forte repressão apenas aos setores da produção cultural que mantinham algum tipo de vínculo com os movimentos populares politicamente organizados, como era o caso dos Centros Populares de Cultura, criados pela União Nacional dos Estudantes. Censurou indistintamente todo tipo de obra, atacou a vida universitária e afetou gravemente o destino imediato de vários segmentos da produção cultural. Em alguns casos, poderia até concluir que ela desejava estabelecer um verdadeiro "vazio cultural" que, na prática, ajudaria a criar um estado de indiferença das massas em relação ao próprio destino imediato do país. Nessas circunstâncias, a censura pode provocar o aparecimento de novos modos expressivos que, em alguns casos, chegam a ser bastante singulares. Além disso, o público consumidor que era sua grande vítima pode criar uma estratégia de decodificação, o que estabelece uma cumplicidade entre ele próprio e os produtores de cultura, inaceitável, porém, para a ditadura.
Abstract: This article seeks to analyze the repression and censorship of the country's cultural life that were intense at the time of the military dictatorship, particularly between December 1968 when the AI-5 was promulgated and at the beginning of the "slow and gradual" political opening process adopted President Geisel from 1975 onwards. Shortly after the coup, the military unleashed a strong crackdown only on sectors of cultural production that had some kind of link with popular movements politically organized, such as the Popular Culture Centers created by National Union of Students. He indiscriminately censored every type of work, attacked university life and severely affected the immediate fate of various segments of cultural production. In some cases, she could even conclude that she wished to establish a genuine "cultural void" which would in practice help to create a state of indifference among the masses towards the immediate fate of the country. In these circumstances, censorship may lead to the emergence of new expressive modes which, in some cases, become quite unique. In addition, the consumer public that was its great victim can create a strategy of decoding, which establishes a complicity between himself and the producers of culture, unacceptable, however, for the dictatorship.
Keywords: Cultura
Ditadura militar
Repressão
Culture
Military dictatorship
Repression
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10613
Issue Date: 3-Aug-2019
Appears in Collections:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons