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dc.contributor.advisor1Costa Júnior, Martinho Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorMadeira, Izabela Garcia Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-30T11:03:29Z-
dc.date.available2019-08-21-
dc.date.available2019-08-30T11:03:29Z-
dc.date.issued2019-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10613-
dc.description.abstractThis article seeks to analyze the repression and censorship of the country's cultural life that were intense at the time of the military dictatorship, particularly between December 1968 when the AI-5 was promulgated and at the beginning of the "slow and gradual" political opening process adopted President Geisel from 1975 onwards. Shortly after the coup, the military unleashed a strong crackdown only on sectors of cultural production that had some kind of link with popular movements politically organized, such as the Popular Culture Centers created by National Union of Students. He indiscriminately censored every type of work, attacked university life and severely affected the immediate fate of various segments of cultural production. In some cases, she could even conclude that she wished to establish a genuine "cultural void" which would in practice help to create a state of indifference among the masses towards the immediate fate of the country. In these circumstances, censorship may lead to the emergence of new expressive modes which, in some cases, become quite unique. In addition, the consumer public that was its great victim can create a strategy of decoding, which establishes a complicity between himself and the producers of culture, unacceptable, however, for the dictatorship.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca analisar a repressão e a censura à vida cultural do país que foram intensas à época da ditadura militar, particularmente entre dezembro de 1968, quando foi promulgado o AI-5 e no início do processo de abertura política "lenta e gradual" adotado pelo presidente Geisel, a partir de 1975. Logo após o golpe, os militares desencadearam forte repressão apenas aos setores da produção cultural que mantinham algum tipo de vínculo com os movimentos populares politicamente organizados, como era o caso dos Centros Populares de Cultura, criados pela União Nacional dos Estudantes. Censurou indistintamente todo tipo de obra, atacou a vida universitária e afetou gravemente o destino imediato de vários segmentos da produção cultural. Em alguns casos, poderia até concluir que ela desejava estabelecer um verdadeiro "vazio cultural" que, na prática, ajudaria a criar um estado de indiferença das massas em relação ao próprio destino imediato do país. Nessas circunstâncias, a censura pode provocar o aparecimento de novos modos expressivos que, em alguns casos, chegam a ser bastante singulares. Além disso, o público consumidor que era sua grande vítima pode criar uma estratégia de decodificação, o que estabelece uma cumplicidade entre ele próprio e os produtores de cultura, inaceitável, porém, para a ditadura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectDitadura militarpt_BR
dc.subjectRepressãopt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectMilitary dictatorshippt_BR
dc.subjectRepressionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleManifestações culturais na ditadura militarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



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