https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10611
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
darkiodouglasfazolo.pdf | 229.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Ensino de história e arte: uma visão sobre o patrimônio e o turismo em Ouro Preto |
Autor(es): | Fazolo, Darkio Douglas |
Orientador: | Vale, Vanda Arantes |
Resumo: | Os alunos, divididos em grupos, tiveram aula in loco, organizadas pelos professores envolvidos na viagem, circularam pela cidade, exploraram pontos diferentes (Igreja do Rosário dos Pretos, Casa Guignard e Igreja de Santa de Efigênia) e compartilharam à noite no hotel as experiências que apenas um centro histórico que carrega o título da UNESCO de Patrimônio da Humanidade, pode oferecer. Os alunos estudaram as disciplinas envolvidas (História, Geografia, Arte e Literatura) dentro do seguinte eixo pedagógico: a sociedade de Ouro Preto no século XVIII. Assim, a Literatura navegou nos versos do Arcadismo, com a história de Marília de Dirceu; a arte estudou o barroco brasileiro pelas pinturas de Mestre Ataíde e pela escultura de Aleijadinho, tão presentes no complexo arquitetônico/artístico de Matozinhos (Igreja, Passos da Paixão e Profetas) e nas igrejas de Ouro Preto, como a de São Francisco, com a pintura do seu teto Anunciação de Nossa Senhora, uma obra-prima de Mestre Ataíde. A disciplina de História focou a Inconfidência Mineira, a escravidão na sociedade ouro-pretana e o trabalho escravo nas minas, conteúdos contemplados, respectivamente, nas visitas no Museu da Inconfidência, Casa dos Contos e na Mina Santa Rita. As rotas do ouro e a função dos tropeiros na comunicação da vila com outras áreas foram temas de destaque nas aulas de Geografia. Sendo assim, o presente plano de aula desenvolveu-se através de um de um plano de aula e por meio de um levantamento bibliográfico, partindo da análise do uso dessa ferramenta como auxílio para as aulas vídeoexpositivo através de abordagens metodológicas em história e Artes na visita em Ouro Preto MG. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Ensino de artes Visão semiótica Práticas escolares |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10611 |
Fecha de publicación : | 3-ago-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons