Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10611
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
darkiodouglasfazolo.pdf229.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vale, Vanda Arantes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorFazolo, Darkio Douglas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-30T11:00:37Z-
dc.date.available2019-08-27-
dc.date.available2019-08-30T11:00:37Z-
dc.date.issued2019-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10611-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoOs alunos, divididos em grupos, tiveram aula in loco, organizadas pelos professores envolvidos na viagem, circularam pela cidade, exploraram pontos diferentes (Igreja do Rosário dos Pretos, Casa Guignard e Igreja de Santa de Efigênia) e compartilharam à noite no hotel as experiências que apenas um centro histórico que carrega o título da UNESCO de Patrimônio da Humanidade, pode oferecer. Os alunos estudaram as disciplinas envolvidas (História, Geografia, Arte e Literatura) dentro do seguinte eixo pedagógico: a sociedade de Ouro Preto no século XVIII. Assim, a Literatura navegou nos versos do Arcadismo, com a história de Marília de Dirceu; a arte estudou o barroco brasileiro pelas pinturas de Mestre Ataíde e pela escultura de Aleijadinho, tão presentes no complexo arquitetônico/artístico de Matozinhos (Igreja, Passos da Paixão e Profetas) e nas igrejas de Ouro Preto, como a de São Francisco, com a pintura do seu teto Anunciação de Nossa Senhora, uma obra-prima de Mestre Ataíde. A disciplina de História focou a Inconfidência Mineira, a escravidão na sociedade ouro-pretana e o trabalho escravo nas minas, conteúdos contemplados, respectivamente, nas visitas no Museu da Inconfidência, Casa dos Contos e na Mina Santa Rita. As rotas do ouro e a função dos tropeiros na comunicação da vila com outras áreas foram temas de destaque nas aulas de Geografia. Sendo assim, o presente plano de aula desenvolveu-se através de um de um plano de aula e por meio de um levantamento bibliográfico, partindo da análise do uso dessa ferramenta como auxílio para as aulas vídeoexpositivo através de abordagens metodológicas em história e Artes na visita em Ouro Preto MG.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de artespt_BR
dc.subjectVisão semióticapt_BR
dc.subjectPráticas escolarespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleEnsino de história e arte: uma visão sobre o patrimônio e o turismo em Ouro Pretopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons