https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10611
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
darkiodouglasfazolo.pdf | 229.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vale, Vanda Arantes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Fazolo, Darkio Douglas | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T11:00:37Z | - |
dc.date.available | 2019-08-27 | - |
dc.date.available | 2019-08-30T11:00:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10611 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Os alunos, divididos em grupos, tiveram aula in loco, organizadas pelos professores envolvidos na viagem, circularam pela cidade, exploraram pontos diferentes (Igreja do Rosário dos Pretos, Casa Guignard e Igreja de Santa de Efigênia) e compartilharam à noite no hotel as experiências que apenas um centro histórico que carrega o título da UNESCO de Patrimônio da Humanidade, pode oferecer. Os alunos estudaram as disciplinas envolvidas (História, Geografia, Arte e Literatura) dentro do seguinte eixo pedagógico: a sociedade de Ouro Preto no século XVIII. Assim, a Literatura navegou nos versos do Arcadismo, com a história de Marília de Dirceu; a arte estudou o barroco brasileiro pelas pinturas de Mestre Ataíde e pela escultura de Aleijadinho, tão presentes no complexo arquitetônico/artístico de Matozinhos (Igreja, Passos da Paixão e Profetas) e nas igrejas de Ouro Preto, como a de São Francisco, com a pintura do seu teto Anunciação de Nossa Senhora, uma obra-prima de Mestre Ataíde. A disciplina de História focou a Inconfidência Mineira, a escravidão na sociedade ouro-pretana e o trabalho escravo nas minas, conteúdos contemplados, respectivamente, nas visitas no Museu da Inconfidência, Casa dos Contos e na Mina Santa Rita. As rotas do ouro e a função dos tropeiros na comunicação da vila com outras áreas foram temas de destaque nas aulas de Geografia. Sendo assim, o presente plano de aula desenvolveu-se através de um de um plano de aula e por meio de um levantamento bibliográfico, partindo da análise do uso dessa ferramenta como auxílio para as aulas vídeoexpositivo através de abordagens metodológicas em história e Artes na visita em Ouro Preto MG. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de artes | pt_BR |
dc.subject | Visão semiótica | pt_BR |
dc.subject | Práticas escolares | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Ensino de história e arte: uma visão sobre o patrimônio e o turismo em Ouro Preto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo |
This item is licensed under a Creative Commons License