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Tipo: Dissertação
Título: A regional metropolitana III e os impactos de suas ações nos resultados do SAERJINHO: análise de dois casos de gestão em escolas
Autor(es): Lima, Elizângela Nascimento de
Primeiro Orientador: Neubert, Luiz Flávio
Membro da banca: Fernandes, Dmitri Cerboncini
Membro da banca: Losano, Carmen Cristiane Borges
Resumo: A presente pesquisa objetiva investigar as ações gestoras de duas escolas vinculadas à Regional Metropolitana III da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, que apresentam resultados distintos nas avaliações bimestrais sistêmicas, denominadas SAERJINHO. A primeira escola investigada apresenta resultados satisfatórios, já a segunda não consegue atingir as metas de desempenho. O intuito é desenvolver um plano de ação através da identificação das diferenças de intensidade e frequência das práticas realizadas na primeira escola para uma adaptação das mesmas à segunda escola em questão. Para a descrição do cenário, foram utilizados os documentos oficiais que regulamentam as políticas implementadas pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Foram aplicadas entrevistas direcionadas aos gestores escolares, aos Integrantes do Grupo de Trabalho e à superintendente de avaliação da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e questionários, dirigidos aos professores de Língua Portuguesa e Matemática. Esta pesquisa tem como referencial teórico os seguintes autores: Lück (2009 e 2010) e Polon (2012), que abordam a temática da gestão escolar e Schmitz (2009), que trata da avaliação institucional na escola. A proposta de intervenção será de competência da Regional, mas pretende trabalhar ações que a escola possa desenvolver, para melhor auxiliá-la na apropriação do SAERJINHO. O intuito é promover o envolvimento da comunidade escolar, a divisão entre as tarefas administrativas e pedagógicas, que poderão favorecer esse processo e ainda a discussão das ações pedagógicas que favoreçam uma melhor apropriação dos resultados para que se busque um melhor desempenho. Tais ações servirão de experiência para que a Regional possa aplicá-las às demais escolas a ela vinculadas, que porventura apresentem o mesmo problema.
Abstract: The present research goals to investigate the management actions in two school unities from Metropolitan Regional III of Secretariat for Education of Rio de Janeiro State that have different results in the bimonthly systemic evaluation called SAERJINHO. The first school to be investigated presents good results; the second one doesn´t achieve the development aims. The idea is to develop an action plan through the identification of different intensity and frequency of the practices realized in the first school to be adapted to the second one. To describe this scenery were used the official documents that restrict by law the policies implemented by Secretariat for Education of Rio de Janeiro, applied interviews directed to school principals, Group Work Components and the evaluation superintendent of the secretariat, as well as questionnaires addressed to Portuguese and Mathematics teachers. This research will base its theory on Lück (2009/2010) and Polon (2012) that talk about school management and Schmitz (2009) that talks about the evaluation program in school. The intervention proposal is Regional Metropolitan III responsibility, however it intends to work actions that schools can develop and be helped to appropriate the SAERJINHO instrument. The intention is to promote the school community involvement, the division between administrative and pedagogical job and the discussion of pedagogical actions. The actions implemented can help find effective results appropriation in order to have a better performance and will work as an experience for Regional to be applied to the other schools of this area that have the same problem.
Palavras-chave: Educação
Avaliações bimestrais
SAERJINHO
Education
Bimonthly evaluations
SAERJINHO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1060
Data do documento: 12-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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