Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10605
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sandrosales .pdf205.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A história no ensino médio combatendo a apatia política e os mecanismos de conservação do cenário político atual
Autor(es): Sales, Sandro
Primeiro Orientador: Gonçalves, Leandro Pereira
Resumo: Por que educação política e cidadania no Brasil não caminham juntas? Talvez a apatia política seja estimulada para a “necessária” manutenção atual do cenário político brasileiro; e, ainda, possivelmente a ausência de interesse de modificação do quadro faça parte de um mecanismo de conservação do panorama comandado por uma minoria influente que se beneficia de tal circunstância. A História tem pouca importância se ficar limitada a receitar conteúdos, sem imaginar meios e modos de envolver os atores do processo de ensino-aprendizagem: trazê-los para o tempo histórico da aula; motivá-los para que se assumam como sujeitos do conhecimento histórico. Com efeito, deve-se procurar estabelecer o nexo entre ensino de História e experiência social do estudante, explorando as variações nas temporalidades, o estatuto da narrativa histórica em relação a outros tipos de narrativa e a relação entre História e alteridade no passado e no presente.
Abstract: Why political education and citizenship in Brazil do not go together? Perhaps political apathy is stimulated to the "necessary" current maintenance of the Brazilian political scene; and, possibly, the lack of interest in modifying the picture is part of a conservation mechanism of the panorama led by an influential minority that benefits from this circumstance. History has little importance if it is limited to prescribing content, without imagining ways and means to involve the actors of the teaching-learning process: to bring them to the historical time of the lesson; motivate them to assume themselves as subjects of historical knowledge. In fact, one should try to establish the link between history teaching and student social experience, exploring the variations in temporalities, the status of historical narrative in relation to other types of narrative, and the relation between History and otherness in the past and present .
Palavras-chave: Educação política
Cidadania
Apatia
Political education
Citizenship
Apathy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10605
Data do documento: 3-Ago-2019
Aparece nas coleções:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons