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dc.contributor.advisor1Gonçalves, Leandro Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSales, Sandro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T14:34:46Z-
dc.date.available2019-08-26-
dc.date.available2019-08-27T14:34:46Z-
dc.date.issued2019-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10605-
dc.description.abstractWhy political education and citizenship in Brazil do not go together? Perhaps political apathy is stimulated to the "necessary" current maintenance of the Brazilian political scene; and, possibly, the lack of interest in modifying the picture is part of a conservation mechanism of the panorama led by an influential minority that benefits from this circumstance. History has little importance if it is limited to prescribing content, without imagining ways and means to involve the actors of the teaching-learning process: to bring them to the historical time of the lesson; motivate them to assume themselves as subjects of historical knowledge. In fact, one should try to establish the link between history teaching and student social experience, exploring the variations in temporalities, the status of historical narrative in relation to other types of narrative, and the relation between History and otherness in the past and present .pt_BR
dc.description.resumoPor que educação política e cidadania no Brasil não caminham juntas? Talvez a apatia política seja estimulada para a “necessária” manutenção atual do cenário político brasileiro; e, ainda, possivelmente a ausência de interesse de modificação do quadro faça parte de um mecanismo de conservação do panorama comandado por uma minoria influente que se beneficia de tal circunstância. A História tem pouca importância se ficar limitada a receitar conteúdos, sem imaginar meios e modos de envolver os atores do processo de ensino-aprendizagem: trazê-los para o tempo histórico da aula; motivá-los para que se assumam como sujeitos do conhecimento histórico. Com efeito, deve-se procurar estabelecer o nexo entre ensino de História e experiência social do estudante, explorando as variações nas temporalidades, o estatuto da narrativa histórica em relação a outros tipos de narrativa e a relação entre História e alteridade no passado e no presente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação políticapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectApatiapt_BR
dc.subjectPolitical educationpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectApathypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleA história no ensino médio combatendo a apatia política e os mecanismos de conservação do cenário político atualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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