Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10581
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joaocarlosdesouza.pdf1.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estratégias no uso do smartphone no ensino de Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental
Author: Souza, João Carlos de
First Advisor: Teixeira, Beatriz de Basto
Referee Member: Silva, Joyce Keli de Nascimento
Resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pelo candidato ao título de especialista. O projeto didático objetivou analisar o uso do smartphone em sala de aula na implementação da Educação 4.0, através da busca de estratégias no uso do smartphone no ensino de Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental. Foi desenvolvido em duas turmas do 6º ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, local de trabalho do cursista, que é limitada em recursos tecnológicos. A atividade foi aplicada utilizando como recurso o smartphone na obtenção de imagens e produção de vídeos. O desenvolvimento do projeto didático possibilitou perceber que o uso adequado do smartphone como ferramenta de ensino é de grande valia para aprimorar o processo de aprendizagem dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e abrindo um leque de possibilidades na abordagem de determinado conteúdo.
Abstract: -
Keywords: Smartphone
Educação 4.0.
Recursos tecnológicos
Ferramenta de ensino
Tecnologias da informação e comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10581
Issue Date: 15-Dec-2018
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.