Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10580
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sarahelenadacostafreitas.pdf859.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A criação de vídeo como recurso pedagógico no desenvolvimento da oralidade e da leitura literária no Ensino Fundamental
Author: Freitas, Sara Helena da Costa
First Advisor: Machado, Carla Silva
Referee Member: Oliveira, Raquel Reis Azevedo de
Resumo: Atualmente, a oralidade e as TICs são temas relevantes que vem sendo discutido por sociólogos, antropólogos e profissionais da área da educação e afins. Essas discussões tem- se concretizado a importância do uso das tecnologias para além do espaço escolar. O aluno não se “conecta” na/ para escola. Ele já vem mergulhado em uma cultura totalmente digital com seu pensamento e suas relações sociais trabalhando em “rede”. A grade dificuldade é que ao chegar à sala de aula o aluno se vê distante da sua realidade, fora do espaço tradicional que a escola insiste ocupar. Sendo assim, as aulas se tornam cada vez mais chatas, sem sentido e sem aproveito para o seu uso no dia a dia. Propomos aqui, uma forma de aproximar a escola da realidade de nossos alunos que estão cada vez mais mergulhados no uso das tecnologias. Portanto, criamos um projeto no qual o aluno é o autor da sua escrita, do seu vídeo e do seu espaço virtual. Não basta ter as leis que defendam o letramento digital como a Constituição Federal de 1988; O Parâmetro Curricular Nacional (1988); a Base Nacional Comum Curricular (2018). É necessário que as pequenas mudanças aconteçam dentro da escola, pois ela é o vetor principal para que de pequenas mudanças ocorra uma grande revolução digital dentro e fora do espaço escolar.
Abstract: -
Keywords: Conhecimento compartilhado
Oralidade
TICs
Leitura literária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10580
Issue Date: 15-Jan-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.