Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10580
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
sarahelenadacostafreitas.pdf859.66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Machado, Carla Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739347Z3pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Raquel Reis Azevedo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorFreitas, Sara Helena da Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8701296P4pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-26T18:17:20Z-
dc.date.available2019-05-22-
dc.date.available2019-08-26T18:17:20Z-
dc.date.issued2019-01-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10580-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, a oralidade e as TICs são temas relevantes que vem sendo discutido por sociólogos, antropólogos e profissionais da área da educação e afins. Essas discussões tem- se concretizado a importância do uso das tecnologias para além do espaço escolar. O aluno não se “conecta” na/ para escola. Ele já vem mergulhado em uma cultura totalmente digital com seu pensamento e suas relações sociais trabalhando em “rede”. A grade dificuldade é que ao chegar à sala de aula o aluno se vê distante da sua realidade, fora do espaço tradicional que a escola insiste ocupar. Sendo assim, as aulas se tornam cada vez mais chatas, sem sentido e sem aproveito para o seu uso no dia a dia. Propomos aqui, uma forma de aproximar a escola da realidade de nossos alunos que estão cada vez mais mergulhados no uso das tecnologias. Portanto, criamos um projeto no qual o aluno é o autor da sua escrita, do seu vídeo e do seu espaço virtual. Não basta ter as leis que defendam o letramento digital como a Constituição Federal de 1988; O Parâmetro Curricular Nacional (1988); a Base Nacional Comum Curricular (2018). É necessário que as pequenas mudanças aconteçam dentro da escola, pois ela é o vetor principal para que de pequenas mudanças ocorra uma grande revolução digital dentro e fora do espaço escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimento compartilhadopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA criação de vídeo como recurso pedagógico no desenvolvimento da oralidade e da leitura literária no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.