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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os jogos digitais no contexto lúdico e interativo como estímulo do processo de ensino e aprendizagem de crianças no Ensino Fundamental 1
Autor(es): Oliveira, Gislane Aparecida de
Primeiro Orientador: Bicalho, Walter Alexandre Oliveira
Membro da banca: Albuquerque, Henrique de Paiva
Resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Gislane Aparecida de Oliveira, candidata ao título de especialista. O projeto didático foi desenvolvido em uma Escola Municipal, com os alunos do ensino fundamental. Diversos alunos que integram a turma elencada para o desenvolvimento e aplicação do projeto demonstraram ter dificuldades de aprendizagem nos conteúdos dos temas abordados durante as aulas, e ainda dificuldades para construir novos conhecimentos a partir das situações propostas dentro das atividades. A falta de recursos e a própria experiência pessoal do discente, foram algumas das questões observadas que podem interferir em seu desenvolvimento, ocasionando déficits no seu processo de aprendizagem. Dentre as disciplinas observadas, a matemática e o português foram as que apresentaram maiores desafios no que diz respeito ao conteúdo para que ocorressem a construção de conhecimentos considerados significativos para os alunos. Com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação destes discentes, propomos a utilização dos jogos digitais como recursos que pudessem promover avanços no processo de ensino e aprendizagem, auxiliando na construção de conhecimentos, trazendo ainda uma contribuição para que a descontração presente nos momentos da aprendizagem possa estimular a atenção e a concentração dos alunos, permitindo também a compreensão das atividades propostas. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto demonstraram que a motivação dos alunos teve um aumento considerável desde a apresentação do projeto, passando pelo seu desenvolvimento até a sua concretização, sendo registrado ainda um alto grau de interação entre eles (os alunos). Esta interação foi observada tanto no grupo do whatsapp, quanto nos momentos onde as atividades foram desenvolvidas presencialmente. Observou-se que os jogos digitais contribuíram para que houvesse construções de conhecimentos significativas, porém deve haver uma precaução em relação à exposição e ao tempo de utilização dos jogos, para que os resultados não sejam prejudicados.
Abstract: -
Palavras-chave: Jogos digitais
Ensino
Aprendizagem
Ludicidade e interação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10577
Data do documento: 15-Dez-2018
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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