Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10573
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
esteladasilvaleonardo.pdf1.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tecnologia no ensino de literatura: novas perspectivas
Autor(es): Leonardo, Estela da Silva
Primeiro Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pelo(a) candidato(a) ao título de especialista Estela da Silva Leonardo. O projeto didático foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Ponte Nova (MG). Tal escola é local de trabalho da cursista, que atua como professora de Língua Portuguesa para as turmas do Ensino Médio. O nível médio na instituição conta com cerca de 80 alunos. A prática didática contemplada neste trabalho é a produção de Memes literários com a turma do terceiro ano do Ensino Médio da escola supracitada, tendo utilizado como recursos o computador, datashow, a rede social Facebook e material de apoio sobre o conteúdo literário trabalho no período. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático apontam para o uso das redes e mídias sociais como instrumentos de ensino da Literatura. Por fim, percebeu-se que houve uma resposta positiva dos alunos durante a produção dos memes, o que comprova que os alunos podem ser incentivados no desenvolvimento de atividades que suscitem sua participação ativa, que permitam a exploração de habilidades que eles já possuem e possibilitem a construção coletiva de saberes.
Abstract: -
Palavras-chave: Memes
Tecnologia
Educação
Escola
Literatura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10573
Data do documento: 15-Dez-2018
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.