Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10573
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
esteladasilvaleonardo.pdf1.49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.creatorLeonardo, Estela da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4050791E2pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-26T18:10:22Z-
dc.date.available2019-05-22-
dc.date.available2019-08-26T18:10:22Z-
dc.date.issued2018-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10573-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pelo(a) candidato(a) ao título de especialista Estela da Silva Leonardo. O projeto didático foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Ponte Nova (MG). Tal escola é local de trabalho da cursista, que atua como professora de Língua Portuguesa para as turmas do Ensino Médio. O nível médio na instituição conta com cerca de 80 alunos. A prática didática contemplada neste trabalho é a produção de Memes literários com a turma do terceiro ano do Ensino Médio da escola supracitada, tendo utilizado como recursos o computador, datashow, a rede social Facebook e material de apoio sobre o conteúdo literário trabalho no período. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático apontam para o uso das redes e mídias sociais como instrumentos de ensino da Literatura. Por fim, percebeu-se que houve uma resposta positiva dos alunos durante a produção dos memes, o que comprova que os alunos podem ser incentivados no desenvolvimento de atividades que suscitem sua participação ativa, que permitam a exploração de habilidades que eles já possuem e possibilitem a construção coletiva de saberes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTecnologia no ensino de literatura: novas perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.